24 jan
Rayllana Larsen, concluinte do curso de Medicina Veterinária da Uniguaçu, passou na sua segunda aprovação para Mestrado em Produção Animal, agora no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC), no município de Lages (SC). Desde criança ela tinha o sonho em ser veterinária e nunca se viu em outra profissão. “Na veterinária costumamos dizer que não somos nós quem a escolhemos, é ela quem nos escolhe”, afirma.
Durante esses cinco anos, a Uniguaçu virou sua segunda casa. “Sempre conciliando entre as aulas, o trabalho, estágios e cursos, cheguei a passar mais de 12 horas por dia lá dentro. E foi uma experiência excepcional.” Ela ainda comenta que fez amizades que vai levar para a vida e que aprendeu muito academicamente e amadureceu como pessoa e também profissionalmente. “O curso é excelente, conceituado pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre as melhores faculdades de Medicina Veterinária do país. Dispõem de estrutura adequada, aulas de qualidade e professores capacitados. O que facilita muito a aprendizagem”, comenta Rayllana.
A Medicina Veterinária tem um leque muito amplo de atuação, não só em especialidades nos campos clínicos e cirúrgicos como em toda a parte de inspeção e qualidade de alimentos de origem animal. “Durante a graduação me identifiquei com as matérias de zootecnias e nutrição animal. Por isso, procurei especializações voltadas a produção animal.”
Segundo ela, por indicação de professores que estudaram nessas instituições, ela optou por tentar processo seletivo de mestrado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na área de Nutrição de Grandes Ruminantes e na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Produção Animal. “Foi tudo muito rápido, ambos os processos seletivos aconteceram quando eu estava terminando meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), então não tive muito tempo para me preparar para as provas, escrever projeto de pesquisa e reunir documentação. Fiz minha inscrição na UDESC no último dia. Em duas semanas, viajei pra Bahia para a entrevista na UESB, voltei para apresentar meu TCC e no dia seguinte estava em Lages para a entrevista no CAV/UDESC.”
Rayllana comenta que quando recebeu a notícia das duas aprovações, teve um misto de realização e gratidão. “Devo muito disso tudo aos meus professores e incentivadores por todo apoio e ensinamentos repassados ao longo desses cinco anos de Uniguaçu.” Ela optou em cursar Produção Animal na CAV/UDESC. O mestrado tem início em março. “Serão dois anos de muito estudo, pesquisa e dedicação, sempre em busca de conhecimento!”
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.