11 DE OUTUBRO – DIA DA PREVENÇÃO À OBESIDADE

16 out

DO CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS DA 8ª REGIÃO

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que quase 19% da população com mais de 18 anos sofre com o problema. Como forma de conscientização, em 2008 foi criado no país o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro. Desde então, todos os anos, diversas campanhas são realizadas em vários locais para tratar sobre a importância de evitar a doença.

O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região conversou sobre o assunto com o nutricionista e Conselheiro Professor Wagner Ozorio D’Almeida, que também é nutricionista clínico. Segundo ele, mesmo que as causas dessa epidemia sejam complexas e seja preciso contar com mais pesquisas, muito se sabe sobre as consequências e ações que devem ser realizadas para impedi-la. “A causa principal para o aumento do peso é o aporte calórico positivo, quer dizer que o consumo de energia é maior que seu gasto total. Um dos principais motivos é o alto consumo de produtos industrializados, que nos fornecem alimentos altamente palatáveis com alta densidade calórica, sendo assim promovendo seu consumo excessivo”, afirma.

Wagner acrescenta que, diante de tais constatações, é necessária a Educação Nutricional maciça da população, com o intuito de ensinar o indivíduo a fazer suas escolhas de forma saudável. “Orientar a população a diminuir o consumo de industrializados, a escolher alimentos de melhor qualidade, controlar as quantidades e, principalmente, conscientizar sobre a importância em comer COMIDA DE VERDADE. Como material didático, temos o guia alimentar da população brasileira que descreve de forma exemplar a forma correta para uma alimentação saudável”, diz.

Wagner salienta que o CRN-8, em conjunto com os nutricionistas, está engajado na prevenção à obesidade, por meio de campanhas de Educação e Orientação Nutricional, visando a promoção da saúde e s melhoria da qualidade de vida. “Essas ações estão em consonância com a missão do CRN-8, que é defender o direito humano à alimentação saudável, contribuindo para a promoção da saúde da população, mediante a garantia do exercício profissional competente, crítico e ético”, define.