20 nov
A semana de provas da Uniguaçu está aí! Entre os dias 20 e 24 de novembro os acadêmicos farão os testes do último semestre de 2017. As férias estão se aproximando! Mas, antes de comemorar e poder descansar, é preciso enfrentar as avaliações. Como o cansaço de final de ano pode acabar enfraquecendo seus estudos, assim como nervosismo, a Uniguaçu dá algumas dicas para que você termine o ano tranquilo e possa descansar após essa semana.
Faça revisões antes das aulas para poder tirar dúvidas com os professores em sala de aula, antes das provas.
Além disso, como você tem os conteúdos já revisados, pode solicitar ao professor que faça uma revisão em sala de aula. Ou, ainda, deixe textos complementares para melhorar seu desempenho.
Procure não deixar conteúdos e dúvidas acumuladas para a semana, ou dia, anterior à semana de provas. Quanto mais conteúdo acumulado, mais você terá dificuldades na hora de estudar.
A participação durante as aulas é muito importante para o sucesso nas provas. As discussões proporcionadas pelos professores podem ser fundamentais para que você desenvolva suas próprias conclusões sobre os temas abordados. Assim, na prova você pode fazer o mesmo que já fez em sala. Para poder participar dos debates em aula, é importante que você leia os textos recomendados antes. Além da discussão, você pode fazer anotações mais concisas sobre o tema.
Cada pessoa possui um método de estudos que se adequa a sua necessidade. Algumas pessoas preferem fazer anotações e resumos, outras estudar em grupo. Ainda, é possível praticar fazendo exercícios ou pedindo para alguém fazer perguntas, para ver se você domina o assunto.
Em alguns dias, você pode não estar totalmente disposto para estudar. É normal. Entretanto, para não se sentir culpado por abandonar seus estudos, encontre métodos diferentes de estudo. Filmes e documentários são uma boa forma de garantir a produtividade de uma forma leve. Encontre algo que se encaixa no seu tema de estudo e divirta-se!
Muitos acadêmicos têm o costume de virar a noite estudando. Assim, o sono fica prejudicado. Essa forma de estudo não é recomendado porque altera seu ciclo e rotina do sono, além de prejudicar a memória e o raciocínio no dia seguinte.
Procure encontrar brechas no seu dia para estudar. Para isso, crie um cronograma de estudos. Assim, você dedica tempo suficiente para todas as disciplinas e não acumula conteúdo. Além disso, procure dedicar mais tempo para matérias que você tem mais dificuldade. Encontrando seus pontos fracos e se dedicando neles, você terá mais chances de sucesso.
Estudar de forma contínua pode parecer eficaz. Porém, pode ter o efeito contrário. Você pode ficar muito cansado e em determinado momento parar de absorver o conteúdo. Uma técnica que pode ajudar muito é a Técnica Pomodoro. Ela consiste em fazer pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de concentração (chamados de Pomodoro). Após 4 pomodoros, você aumenta o intervalo, entre 15 e 30 minutos.
A sala de aula é momento ideal para sanar todas as suas dúvidas. Questione o professor e não sinta vergonha de repetir várias vezes até entender o conteúdo. Seus estudos serão mais produtivos se você tirar todas as suas dúvidas com seu professor. Além disso, por mais que sua pergunta possa soar à você como boba, ela pode ser a dúvida de muitos dos seus colegas. E tenha sempre em mente: não existem perguntas bobas!
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.