14 nov
Durante mais um ano, a Uniguaçu, em parceira com o Senar-PR, ofereceu o Projeto Programa Empreendedor Rural aos acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária. O curso teve início em março e o encerramento aconteceu em outubro, com três projetos selecionados para a classificação dos dez melhores do Paraná, que vão disputar a grande Final Estadual, no dia 01 de dezembro, em Curitiba.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Uniguaçu está representada entre os 10 melhores do Paraná, com o acadêmico de Medicina Veterinária, Gabriel Eduardo Nilsen, que realizou o projeto “Construção de um Compost Barn visando o bem-estar animal e produção de adubo orgânico” e o projeto “Introdução em melhoramento de pastagem para a produção de leite à base de pasto e aperfeiçoamento do sistema de integração lavoura-pecuária”, do egresso de Agronomia e pós-graduando, Pedro Rodolfo Nilsen Filho.
Segundo a instrutora do Senar, Caren Jenczmionki, e orientadora dos projetos classificados, um dos maiores ganhos dos acadêmicos durante o treinamento foi o crescimento pessoal de cada um em relação à sua propriedade e a melhora da convivência dos jovens com os pais. “Há um crescimento no profissional, porque há um entendimento, de aprender fluxo, de conseguir fazer uma análise econômica da propriedade, se ela é rentável ou não. Se hoje ela não é rentável, o que ‘eu’, filho do dono, posso fazer para transformar em rentável ao invés de simplesmente abandonar a atividade. Eles começam a se perceber. Muitos descobrem coisas absurdas, tipo quanto a empresa deve, o quanto ela não é rentável e tudo mais. Outros descobrem que o valor do capital que eles tinham era muito maior do que eles imaginavam”, comenta a instrutora.
O projeto do Gabriel Eduardo Nilsen, acadêmico de Medicina Veterinária da Uniguaçu, foi a construção de um Compost Barn, visando o bem-estar animal e produção de adubo orgânico. Além disso, o projeto tende a aumentar a renda da fazenda. “O adubo orgânico poderá ser vendido ou usado em nossas lavouras, baixando os custos com adubo convencional. Com o bem-estar, as vacas vão aumentar a média de produção. Haverá um descarte menor de vacas. Além de gerar renda ao município e empregos”, comenta o acadêmico classificado.
Segundo o produtor, o total de animais em confinamento será de 90 cabeças, sendo 30 lugares para o pré-parto e 60 lugares para o pós-parto, vacas que têm problemas de casco, vacas mais velhas e vacas que não se adaptaram ao sistema de confinamento Free Stall (já empregado pela fazenda).
Pedro Rodolfo Nilsen Filho é egresso do curso de Agronomia e pós-graduando da Uniguaçu. Seu projeto tem como principal objetivo resolver três problemas: a fertilidade do solo; a baixa oferta de forragem para os animais; e o terceiro é a viabilidade econômica e financeira que precisam ser aumentadas.
O projeto consiste na aquisição de corretivos de solo, melhoramento de pastagens naturalizadas e introdução de novas pastagens perenes e anuais de altíssimo potencial produtivo. “O projeto também é uma integração lavoura-pecuária, onde, através da maior oferta de forragem com a introdução do projeto, sobraria mais áreas para cultivar soja e aumentaria a renda também”, conta o produtor.
“O curso foi excelente, mel horou a comunicação com meu pai e com o pessoal que estuda na mesma sala que eu. Aprendi muita coisa, principalmente, a importância de anotar os gastos. Também aprendi que planejar tem um papel muito maior do que eu pensava.”
“O curso teve bastante influência na família, hoje troco muito mais ideia com o meu irmão sobre a propriedade e com a minha mãe também, pois era ela quem tinha acesso às contas de banco. Agora eu tenho mais acesso de como está o fluxo de caixa, o que está sendo gasto, o que estamos comprando e se é viável ou não. Todo mundo senta e conversa, o que não era feito antes. E também melhorou a nossa afinidade, a gente consegue conversar mais, conseguimos falar em público. Sem falar da Caren, que é uma ótima professora, nesses oito meses com a gente e mostrou um trabalho muito bom.”
“Bom, o Programa Empreendedor Rural me trouxe muitos conhecimentos, não apenas na área de empreendedorismo, mas também em muitas áreas. Tenho muito a agradecer ao Senar, à Caren e a Uniguaçu, por darem o espaço para os universitários obterem novos conhecimentos, assim ajudando suas famílias e suas vidas a ficarem melhores financeiramente. Entendo melhor como funciona a prioridade e, com certeza, indicarei a muitos para que façam também.”
“Muito bom o curso. Adquiri muitos conhecimentos. Foi um curso que abriu muito a minha mente, adquiri muitos conhecimentos, novas amizades, ajudou muito na minha socialização com outras pessoas. Quando perguntarem do curso sempre vou indicar e falar que é um ótimo curso. Agradeço ao Senar, à instrutora Caren e à faculdade!”
“O curso do Empreendedor Rural (PER), me fez ter novos olhares em relação a administração de uma propriedade, mostrando o quão importante é ter o total conhecimento na área. Durante o curso recebemos uma carga de conhecimento que, com toda certeza, será válida para a vida toda. Agradeço muito ao Senar e à Caren, que atuou como excelente instrutora, persistindo, cobrando nosso desempenho, sempre visando melhorar a propriedade e nos dando toda atenção necessária ao longo do curso. Agradeço também à Uniguaçu, por abrir as portas, nos fornecendo a estrutura necessária para aplicação do curso. De agora em diante vou indicar o curso para todas as pessoas que realmente mereçam, pois vale muito a pena. Obrigado!”
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.