Nem só de dieta vive o nutricionista

09 fev

Saiba o que faz o profissional formado em Nutrição

O nutricionista é o profissional que estuda a ciência dos alimentos e sua relação com a saúde humana. Dessa forma, estabelece necessidades nutricionais e realiza planejamentos alimentares. Além disso, verifica os efeitos dos nutrientes, as carências e os excessos deles na alimentação.

Quem estuda Nutrição possui capacidade técnica para atuar como educador nutricional. Assim, ele orienta a mudança de comportamento alimentar, voltado às boas práticas alimentares. Portanto, o nutricionista trabalha na promoção, prevenção e recuperação da saúde. Ele leva em consideração os aspectos ambientais, sociais e econômicos da população, para, assim, fornecer orientações nutricionais adequadas.

Onde o nutricionista pode atuar?

Ele pode atuar nas mais diversas áreas do conhecimento e em todos os níveis do sistema de saúde – federal, estadual e municipal – auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à alimentação e nutrição, para a melhoria da qualidade de vida da população.

O nutricionista também pode atuar no planejamento, execução e coordenação de programas de alimentação e nutrição em educação nutricional, unidades de alimentação e nutrição, hospitais e clínicas, spas e hotéis, academias, indústrias e escolas.

As áreas de trabalho do nutricionista:

1) Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN): alimentação escolar e alimentação do trabalhador, restaurantes, hotéis e eventos.

2) Nutrição Clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.

3) Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde, programas de segurança alimentar.

4) Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.

5) Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos.

6) Nutrição em Esportes: clubes esportivos; academias e similares.

7) Marketing de Alimentos e Nutrição: lojas de suplementos nutricionais, lojas de alimentos naturais.

O mercado de trabalho

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição da Uniguaçu, Wagner Ozório D’Almeida, a busca por saúde ocorre de forma incessante por toda a população. Dessa maneira, o nutricionista é cada vez mais requisitado, seja para prevenir doenças ou melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo o professor, o mercado de trabalho aos nutricionista cresce a cada ano. Entretanto, o número de profissionais capacitados ainda não atende à demanda.

Nutrição da Uniguaçu

O curso de Nutrição da Uniguaçu promove a formação de um profissional capacitado a atuar com a segurança alimentar e atenção dietética. Isso em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. O profissional formado na Uniguaçu deve prezar sempre aos princípios éticos e pensar na realidade econômica, política, social e cultural do indivíduo ou do grupo.

Ele tem como objetivo permitir que os segmentos produtivos (industriais, comerciais e de classe) busquem na formação dos nutricionistas a prestação de serviços competentes e diferenciados. Além de garantir que o aprendizado teórico-prático seja assimilado pelos acadêmicos e por eles aplicados na sociedade de forma integrada e contínua.

O nutricionista formado na Uniguaçu tem a capacidade de se adaptar criativamente aos possíveis obstáculos e situações, e avaliar criticamente aos processos de mudança. E que saiba atuar interdisciplinarmente.

O curso de Nutrição da Uniguaçu alcançou o conceito 4 no Enade, em uma escala de 1 a 5. Esse conceito coloca a Uniguaçu como a melhor faculdade de nutrição do Estado do Paraná e a sétima melhor faculdade de nutrição do Brasil. Entenda como funciona a avaliação do Enade.