01 jun
Foi para conhecer na prática os conceitos mais modernos em inovação, para perceber sua importância nos negócios, ampliando uma visão sistêmica e abrangente para seu futuro profissional, que acadêmicos do Centro Universitário Vale do Iguaçu viajaram para Florianópolis (SC) na última sexta-feira, 27, acompanhados do Professor Wilson Luis Petisco, que ministra a disciplina de Empreendedorismo e Inovação.
Os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção visitaram a primeira incubadora de empresas de tecnologia do Brasil, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA). Considerada um dos melhores Ecossistemas de Inovação de Florianópolis, a Celta está há 35 anos atuando e possui 36 empresas incubadas e 118 empresas graduadas.
A visita continuou na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que atua como uma rede de suporte, capacitação e inspiração aos empreendedores, estando entre os 20 melhores ecossistemas do país, com mais de 1.200 associados. Ali, os acadêmicos viram Startups, aceleradoras e os espaços HUB de tecnologia da Associação.
A última parada foi no Instituto SENAI de Inovação de Sistemas de Embarcados, que atua em parceria com as empresas para criar soluções que envolvem o desenvolvimento de software, hardware e ciência de dados, gerando novos produtos que abrangem Transformação Digital, IoT (Internet das Coisas), Indústria 4.0 e máquinas e equipamentos inteligentes.
Segundo Petisco, um dos grandes desafios como professor é alinhar o paradigma do ensino teórico-prático, porém, aqui no Centro Universitário eles são incentivados a quebrá-lo. “Portanto, me senti desafiado em levar essa prática aos acadêmicos e mostrar para eles o quanto é possível e real aquilo que falamos em sala de aula. Essas visitas técnicas vão fazer a diferença no currículo e na carreira destes acadêmicos, pois agregam um alto valor ao seu conhecimento”, relata.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.