Acadêmicos de Farmácia e Psicologia realizam Extensão Universitária Interdisciplinar no bairro Limeira

23 mar

Os acadêmicos do nono período de Farmácia do Centro Universitário Vale do Iguaçu estão realizando suas atividades de extensão universitária, intitulado “Assistência Farmacêutica Comunitária”, à comunidade em vulnerabilidade social do bairro Limeira, em União da Vitória – PR. As atividades baseiam-se em ações educativas e realização de exames. Os acadêmicos trabalham em parceria com as Obras Sociais de Caridade Nossa Casa do Caminho, localizada no coração do bairro.

As ações educativas têm acontecido aos domingos, nas dependências da Escola Municipal Didio Augusto. Os assuntos abordados são escolhidos respeitando a demanda da comunidade. Já foram abordados temas como parasitoses, realizados exames parasitológicos e posteriormente distribuídos os medicamentos antiparasitários, os quais foram gentilmente doados pela Farmácia Municipal de União da Vitória. Além disso, foi abordada a temática sobre cuidados pessoais, sendo distribuídos à comunidade participante loções anti-piolho e anti-escabiose.

Além dos acadêmicos de Farmácia, os alunos do nono período de Psicologia também estão realizando parte de suas atividades de extensão universitária no bairro. O projeto intitulado “Plantão Psicológico” se baseia em um plantão de escuta e de acolhimento, atividade de extrema importância para aquele indivíduo que está passando por algum momento de angústia e sofrimento.

“Quando pensamos na formação de profissionais da saúde, sabemos o quanto é importante aprender as teorias, dominar todas as técnicas, mas, muito além disso, precisamos destacar o outro lado da nossa formação, o lado humanista, aquele que acolhe as necessidades do outro e contribui com o que tem de mais precioso, o conhecimento. E foi assim que chegamos ao bairro Limeira, com o projeto de extensão universitária aqui do Centro Universitário Vale do Iguaçu”, afirma a professora Elaine Ferreira, que é farmacêutica e responsável pelas atividades de Extensão Universitária do curso de Farmácia, além de voluntária nas obras sociais de caridade Nossa Casa do Caminho.

A professora também destaca que essa ação interdisciplinar entre os cursos de Farmácia e Psicologia trazem muitos benefícios à comunidade atendida, além de proporcionar aos acadêmicos a experiência de atuação em conjunto com outros profissionais, assim como acontece no mercado de trabalho.