Egressa da Pós-Graduação da Uniguaçu teve trabalho de Doutorado publicado em uma revista britânica

20 ago

A egressa do curso de Pós-Graduação em Processos Químicos Industriais da Uniguaçu, Drielly Olekszyszen, teve parte do seu trabalho de Doutorado publicada no artigo “Core–shell PdCu bimetallic colloidal nanoparticles in Sonogashira cross-coupling reaction: mechanistic insights into the catalyst mode of action”, publicada no final de 2019 em uma revista britânica chamada Nanoscale.

Nanoscale é uma revista científica que publica pesquisas de alta qualidade em nanociência e nanotecnologia. Há menos de um mês, ela foi convidada para participar da coleção temática da revista que seleciona apenas artigos de grande impacto. O título desta coleção temática é “Espectroscopia e espalhamento na química: novas possibilidades e desafios com instalações de grande escala”.

“Primeiramente ficamos felizes por conta da publicação do nosso trabalho na revista e agora mais satisfeitos por ter esse trabalho reconhecido, podendo compor esse caderno temático”, comenta Drielly.

O começo
Drielly é professora e pesquisadora, natural de União da Vitória, fez sua graduação na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras União da Vitória (FAFI), hoje Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e realizou a especialização na Uniguaçu onde seu orientador da monografia foi o professor Marcos Joaquim Vieira.

Depois da especialização ela conseguiu uma bolsa e realizou o Mestrado na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e foi realizar o Doutorado em Florianópolis (SC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Foram vários anos de viagens semanais entre União e Florianópolis depois que passei no concurso no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mesmo com a correria, as viagens, as aulas e também com um filho pequeno, eu consegui desenvolver a pesquisa. Foram degraus subidos passo a passo e eu me sinto muito feliz por tudo que alcancei até hoje. Pretendo inspirar outros jovens da região, mostrando que não é preciso vir de uma Instituição de renome, mas é preciso comprometimento e vontade de fazer dar certo.”