VI Seminário Estadual ECA

14/06/2019

Nesta sexta-feira, 14, o Centro de Eventos do Centro Universitário Vale do Iguaçu recebeu o VI Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pela primeira vez este importante evento foi realizado fora da capital do Paraná.

Os temas debatidos e trabalhados durante todo o dia foram relacionados ao protagonismo e participação cidadã de adolescentes e ECA – Respirando um Futuro de Esperanças.

O evento teve a participação do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão, professor João Vitor Passuello Smaniotto, do curso de Direito da Uniguaçu. Quem também participou foi o juiz Carlos Eduardo Mattioli, responsável pela Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos de União da Vitória. Outro participante foi o deputado Estadual Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

A reitora da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, recebeu todos os organizadores e os mais de 800 participantes do evento, ressaltando o compromisso que o Centro Universitário tem frente à sociedade em apoiar eventos como essa conferência. “A proposta de trazer o Seminário para a Uniguaçu, foi justamente para que todas as pessoas da região pudessem ter a oportunidade de participarem. Aceitamos o desafio de trazer um evento desse porte e estamos juntos organizando e isso vem a somar para todos, especialmente para os acadêmicos do curso de Direito, egressos do Serviço Social, egressos e estudantes de Educação Física, bem como dos demais cursos que acabam tendo relação direta com a educação”, afirmou a reitora.

O professor Atilio Matozzo, Pró-Reitor Acadêmico, que participou da organização evento, ressalta a relevância do Seminário, principalmente para engajamento dos estudantes secundaristas que participaram, pois muitos serão atores da transformação social e da realidade dentro das comunidades em que vivem: “não apenas um evento, mas sim uma forma de plurificar o conhecimento por meio do envolvimento de todas as pessoas, principalmente do público que é mais vulnerável”, disse o Pró-Reitor Acadêmico.

O evento, que comemorou os 29 anos do ECA, ainda teve debates, plenárias, discussões sobre o ECA, além de apresentações culturais, oficinas temáticas e Café da Economia Solidária.

#Uniguaçu2019 #ECA