19 mar
Pontos de Atendimento das regiões sul e sudoeste são destaque no Selo de Referência do Sebrae/PR em premiação que aconteceu na quinta-feira, 14, em Pato Branco
Durante Encontro Estadual realizado na quinta-feira, 14, nas Regionais do Sebrae/PR em Pato Branco, Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba, Londrina e Maringá, o Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento 2019 a 41 Pontos de Atendimento ao Empreendedor do Estado. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competividade dos pequenos negócios. Dos 43 Pontos de Atendimento do Paraná, 41 aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela.
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e Instituições de Ensino Superior. O objetivo é que estes espaços conectem os empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros. Os espaços levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.
No Paraná, são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor que, juntos, desenvolvem as atividades em 327 municípios. Em 2018, 22.795 empreendedores foram atendidos nos PAs do Estado. Os serviços mais procurados foram orientação (com 17.476 atendimentos); informação (com 8.788) e consultorias (com 2.877). Além disso, os Pontos também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, 6 missões e 3 feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.
Regional Sul premiada
A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.
Na Regional Sul, oito PAs aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela. Os Pontos de Atendimento ao Empreendedor de Capanema, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Realeza, Santo Antonio do Sudoeste, São Mateus do Sul e União da Vitória foram qualificados com o Selo Ouro; Chopinzinho recebeu o Selo Prata.
Uniguaçu
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de União da Vitória, que é resultado de uma parceria da Uniguaçu, CDL e Aceuv, foi premiado em 2017 com o Selo Prata e, agora, recebe pela primeira vez o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae.
O PA de União da Vitória iniciou suas atividades no Núcleo Social da Uniguaçu em julho de 2016, onde tinha como agente de desenvolvimento o professor Wilson Luis Petisco. Em junho de 2017 ele passou a trabalhar na Casa do Empreendedor do Sebrae em União da Vitória e quem assumiu o posto de agente de desenvolvimento foi o professor Jonas Guilherme de Oliveira. No ano passado o PA atendeu 241 empresas e 263 potenciais empresários. Além disso, o PA da Uniguaçu foi um caso inédito na parceria do Sebrae, pois foi o primeiro ponto em parceria com uma faculdade do Paraná.
Para o Coordenador Administrativo da Uniguaçu, professor Hilton Tomal, “foi muito significativo para a Uniguaçu ser a primeira instituição de ensino superior do Paraná a sediar um Ponto de Atendimento, e receber o troféu ouro retrata a cultura da Uniguaçu de oferecer serviços com qualidade e eficiência! É o reconhecimento do belo trabalho que em parceria com a CDL e Aceuv, fez um ano de transformação empreendedora em nosso território”.
ESTATÍSTICAS DO PA EM 2018
Empresas Atendidas: 241
Microempresa: 151
Empresa de Pequeno Porte: 46
Microempreendedor Individual: 44
Potencial Empresário: 263
AÇÕES REALIZADAS
Consultorias: 73
Cursos: 2
Feira: 1
Oficinas: 5
Orientações: 239
Palestra: 6
Rodada: 1
QUALIDADE DO ATENDIMENTO
NPS: 85%
Satisfação Geral: 9,50
Satisfação com o Atendente: 9,30
Adequação do Ambiente: 9,42
Crédito das fotos – Antônio Menegatti/Sebrae
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