Acadêmicos de Enfermagem realizam aula prática de consulta na gestação

30 out

Os acadêmicos do sexto período de Enfermagem, na disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher, ministrada pela professora Eliani Krug, realizaram aula prática de consulta de enfermagem na gestação.

A gestante que participou da aula está na sua segunda gestação, e é uma gestante estratificada de acordo com Linha Guia, gestante de risco intermediário. Os alunos, realizaram ausculta do batimento cárdio fetal, altura uterina e a manobra de Leopold, dita como ecografia manual.

Desde o ano de 2011, no estado do Paraná, a Linha Guia da Rede Mãe Paranaense, institui que o enfermeiro pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco em hospitais e na rede básica de saúde, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e conforme garantido pela lei do exercício profissional. Caso ocorra alguma intercorrência durante a gestação, a mulher deverá ser encaminhada para a unidade de saúde de referência de risco.

Segundo a professora Eliani os acadêmicos em breve estarão no mercado de trabalho e a área da obstetrícia está em ascensão, necessitando de profissionais qualificados para exercer importante função. “Desta forma, o conhecimento teórico associado a prática, instiga o aluno a novos horizontes, ou seja, a busca de cursos de especializações para ter maior base científica e melhor realizar suas atribuições”, afirma.

#Uniguaçu2018 #Enfermagem