Docente da Uniguaçu participa de conferência internacional sobre Mecânica e Design de Materiais

27 ago

A International Conference Integrity-Reliability-Failure (IRF2018) é a sexta conferência coordenada pelo Comitê Científico Internacional sobre Mecânica e Design de Materiais. Esta série de conferências teve início em 1999 e têm como objetivo principal tratar de assuntos voltados aos avanços em Mecânica, Materiais, Integridade Estrutural e Design. O evento é patrocinado pela Universidade do Porto (Portugal) e pela Universidade de Toronto (Canadá).

Este ano a conferência ocorreu na cidade de Lisboa, em Portugal, entre os dias 22 e 26 de julho de 2018 e foi organizada pela Professional Congress Organizer – ABREU-PCO e pela Mercatura Conference System. A conferência ocorreu no VIP Executive Art’s Hotel e tratou dos seguintes temas: Mecânica da Computação, Mecânica Experimental, Fratura e Fadiga, Materiais Compostos e Avançados, Nanotecnologia e Nanomateriais, Tribologia e Engenharia de Superfícies, Impacto e Resistência a Quebra, Design Mecânico e Prototipagem, Aplicações Biomecânicas, Aplicações de Engenharia Civil e Energia e Sistemas termo-fluídos.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu, Silvia Leticia Vacelkoski, apresentou um artigo na Conferência, onde tratou sobre um tema voltado para a área da sustentabilidade das edificações na construção civil, o Ecodesign. Este é um tema ainda pouco explorado pelos pesquisadores. O estudo apresenta o Ecodesign como uma ferramenta que pode auxiliar na gestão de resíduos provenientes da desconstrução de edifícios, através de projetos que utilizem estes resíduos como matéria-prima na elaboração de produtos que atendam, ao mesmo tempo, as necessidades dos consumidores e do meio ambiente, buscando reduzir o uso dos recursos não renováveis e minimizar o impacto ambiental dos mesmos na fase pós-operacional do ciclo de vida das edificações, a fim de melhorar, especificamente, a reciclagem de concreto no Brasil.