Clínica Veterinária Escola Uniguaçu recebe mini pig fêmea para tratamento

24 ago

Recebemos nesta semana na Clínica Veterinária Escola Uniguaçu uma mini pig fêmea. A proprietária do animal chegou com a queixa de que a mini pig estava apresentando incoordenação dos membros posteriores, que não conseguia levantar pela manhã e que havia reduzido a ingestão de alimentos. Reclamou também que o animal estava mais apático, não apresentando seu comportamento normal.

Através dos exames clínicos que foram realizados e pelo histórico de alimentação que a proprietária relatou ter fornecido ao animal, os profissionais da Clínica identificaram que se tratava de um quadro de hipocalcemia, ou seja, havia falta de cálcio no sangue. Além disso a alimentação era inadequada, tanto a quantidade que o animal deveria estar recebendo como também o tipo do alimento.

A mini pig era tratada apenas com frutas, verduras e sementes, o que não dava a nutrição correta que o animal precisa. A professora Liomara Andressa do Amaral Kwirant atendeu o animal e disse que a partir do diagnóstico foi realizada uma suplementação a base de cálcio para restabelecer a necessidade que o animal tinha e recomendaram a proprietária a troca da alimentação.

No vídeo, podemos ver que a mini pig já está recuperada. Não foi mais observada a incoordenação que ela apresentava no primeiro dia. Agora ela já se apresenta mais ativa, inclusive a temperatura corporal chegou a subir. No dia em que chegou para o atendimento a mini pig estava com hipotermia. No último dia, estava com todos os parâmetros dentro da normalidade.
Foram feitos diversos tratamento durante uma semana com o animal e agora ela já ganhou peso. Além disso, sua proprietária recebeu dicas de uma nutrição adequada e balanceada para o seu animal.