05 jul
O professor Felipe Nascimento de Andrade, juntamente com o acadêmico do nono período de Engenharia Mecânica, Rodrigo Dias Ribas, restauraram o motor à combustão interna do carro BAJA da Uniguaçu.
O projeto Baja SAE Brasil busca a elaboração de um veículo off-road, desde seu desenvolvimento técnico, produção, testes e participação das competições, que ocorrem em nível regional, nacional e internacional.
Na tarde da terça-feira, 3, eles desmontaram o motor da estrutura do veículo que estava sendo pouco utilizado há algum tempo. Após isso, desmontou-se o motor e verificou-se possíveis falhas em peças, tais como carburador, mangueiras de fluxo de ar e combustível, filtro de ar, mecanismos de transmissão de movimento e comando de válvulas.
Após a verificação e conserto de peças, foi realizada a limpeza com ar comprimido e remontagem do motor. Em seguida, na tentativa de fazê-lo funcionar, o mesmo respondeu. Além disso, eles alteraram a potência via comando de válvula de admissão, o que aumentou consideravelmente a aceleração do motor.
Eles ainda aproveitaram e construíram uma plataforma de apoio e suporte do motor para apresentação na Fire Fest, evento que acontecerá no próximo final de semana, nos dias 7 e 8 de julho. Este é um evento social, esportivo, recreativo e cultural que integra todas as instituições do município em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros.
Pretende-se fazer uma demonstração técnica e científica do funcionamento de um motor dois tempos à gasolina, abordando tópicos da termodinâmica, dinâmica de máquinas e máquinas térmicas.
#Uniguaçu2018 #BAJA #EngenhariaMecânica
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.