União da Vitória - PR Alterar Cidade

Uniguaçu realiza 10ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

29 mar

O tema deste ano da SIPAT foi voltado à Saúde Mental, objetivando a prevenção de doenças decorrentes do trabalho

 

A 10ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi realizada nos dias 26, 28 e 29 de março. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por colaboradores da Instituição e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Pensando nisso, o tema deste ano foi voltado à Saúde Mental.

A palestra de segunda-feira, 26, foi sobre Resiliência. O foco principal foi sobre os cuidados com as emoções e com a mente, mostrando para todos que adaptar-se a mudanças, superar pressões, obstáculos e problemas fazem parte do dia a dia de cada colaborador. A palestra ainda serviu como dicas para aplicar a resiliência em nossas vidas. Mostrou também que toda escolha nos leva a caminhos diferentes, que a superação traz aprendizado, e tudo pode se transformar em conhecimento.

A segunda palestra foi realizada na tarde de quarta-feira, 28, com o tema “Gatilhos mentais e os benefícios da Psicoterapia”, com as psicólogas do Espaço Terapêutico Resilience. Elas enfatizaram a questão de olhar para si, dar importância às emoções e saber como isso afeta a vida de cada um.

Para finalizar a semana, foi organizado na quinta-feira, 29, uma tarde de interação entre os colaboradores. Foram divididos grupos de 15 pessoas para uma dinâmica organizada pela professora Guidie Elleine Nedochetko Rucinski e alguns acadêmicos do curso de Psicologia da Uniguaçu. A dinâmica trouxe para todos a visão de que as coisas nem sempre serão da maneira desejada. Novamente foi falado sobre a importância da Saúde Mental. Por fim, os colaboradores se dirigiram até a Quadra Esportiva onde foram recebidos com um café.

A presidente da CIPA, Erica Lech Marafon Silva, explica que a proposta de trabalhar com a Saúde Mental vem devido a Uniguaçu não oferecer um risco direto de acidente de trabalho, mas pode gerar outras doenças decorrentes da mente. “Nós visamos a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Trabalhando também a questão do estresse no dia a dia de trabalho, das frustações e dos problemas”, comenta Erica.

Ela ainda enfatiza o agradecimento à Direção da Uniguaçu por dar autonomia para realizar eventos deste porte. “Agradeço também a toda a equipe da CIPA que se empenhou na organização dos encontros e todos os colaboradores que participaram e trouxeram um resultado bacana nos três dias de evento.”

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.