Professor da Uniguaçu inicia Jornada de Palestras da Câmara Municipal de União da Vitória

27 fev

Tarso Cabral Violin é advogado, professor de Direito Administrativo, mestre em Direito do Estado e doutor em Estado e Políticas Públicas, e palestrou sobre o tema Licitações e Contratos Administrativos

Com a presença de mais de 100 pessoas no plenário da Câmara, teve início na quinta-feira, 22, às 19h30, a Jornada de Palestras, que é uma parceria do Legislativo de União da Vitória com instituições de ensino superior da região.

Tarso Cabral Violin, que é de Curitiba, abordou o tema Licitações e Contratos Administrativos. A exposição foi dialogada, e os presentes direcionaram diversas perguntas ao professor.

Além dos vereadores locais, participaram parlamentares de Porto União (SC), Bituruna e Cruz Machado (PR), imprensa, secretários municipais, empresários, CDL local, 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, 27º Batalhão de Polícia Militar, professores da Universidade do Contestado (UnC) Porto União e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), alunos e professores da Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), onde Tarso leciona, e comunidade em geral.

Os principais assuntos apresentados durante a apresentação foram:

– Burocracia weberiana e Patrimonialismo;

– Administração Pública – Licitações;

– Modalidades – Valor: Concorrência, Tomada de Preços e Convite;

– Objeto: Concorrência, Concurso, Leilão, Pregão e RDC;

– Micro e pequenas empresas; Prerrogativas – Duração, Equilíbrio econômico-financeiro, Extinção, Rescisão, Alteração, Sanções, Parcerias;

Com o objetivo de proporcionar informações específicas aos fiscalizadores do setor público e munícipes, o plenário da Casa, toda última quinta-feira de cada mês, receberá professores que abordarão temas relacionados à Gestão Pública.

Nesta primeira oportunidade, a Uniguaçu foi a instituição responsável em ceder o palestrante, como também, será a responsável na emissão dos certificados aos presentes.

A próxima palestra será de responsabilidade da UnC, e possivelmente será realizada no dia 29 de março.

*Com informações da Câmara Municipal de União da Vitória