UNIGUAÇU FORMA PRIMEIRA TURMA DE ENGENHARIA MECÂNICA

14 fev

Com formação generalista, 20 novos engenheiros mecânicos entraram no mercado de trabalho

Depois de 5 anos de desafios, chegou o dia da tão esperada colação de grau da primeira turma de Engenharia Mecânica da Uniguaçu. Com muita emoção e felicidade pelo momento histórico, 20 formandos, reunidos com familiares, amigos e colaboradores da Uniguaçu, festejaram o título de Engenheiro Mecânico que os, agora profissionais, receberam do Superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, que no ato foi o presidente da mesa diretiva.

A colação de grau aconteceu no sábado, 3, no Clube Aliança, em Porto União (SC). Durante o evento, os dois formados com melhor desempenho no Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), Gabriel Ceniuch e Thomas Zibio Vitale, foram premiados com uma bolsa para realizarem um curso de pós-graduação, pelo Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos da Uniguaçu (ISPAE).

Segundo o professor Edson Aires da Silva, os novos profissionais têm a missão de ajudar a desenvolver o território de União da Vitória e região. “Existe uma satisfação de colar grau da primeira turma de Engenharia Mecânica da Uniguaçu, primeira turma de engenheiros que a Instituição coloca no mercado. Foi uma felicidade muito grande porque é uma expectativa de toda a região de termos profissionais dessa área para ajudar no desenvolvimento de União da Vitória”, comenta. “Justamente por ser uma área onde nossos profissionais passam a dar uma condição melhor para implantação de novas indústrias e novas empresas. Os profissionais não precisam sair da cidade, mas podem ajudar no desenvolvimento local”, acrescenta o Superintendente das Coligadas.

O desafio de implantar o curso na Uniguaçu

Com a proposta de trazer desenvolvimento regional e tecnológico para o Vale do Iguaçu, o processo para a aprovação do curso de Engenharia Mecânica teve seu início em 2012 e autorização da portaria liberada em dezembro do mesmo ano. Com a conquista nas mãos, o trabalho para a divulgação do curso foi intenso, sendo realizada a prova de Vestibular Especial no dia 28 de janeiro de 2013, com mais de 80 inscritos e 62 dos candidatos aprovados.

O início da primeira turma de Engenharia Mecânica acompanhou a construção do novo edifício da Instituição, o Centro Tecnológico Uniguaçu (CTU), prédio que hoje acolhe os cursos de tecnologia, além de oferecer o Salão Nobre Professor Edson Aires da Silva, composto por três auditórios e laboratórios específicos para Engenharia e Informática.

O curso de Engenharia Mecânica foi o primeiro na área da Engenharia a ser liberado, seguido de Engenharia Civil que também teve sua primeira turma iniciada em 2013. Com aproximadamente 40 alunos em sala de aula e anos desafiadores pela frente, o curso de Engenharia Mecânica foi crescendo e tendo reconhecimento comprovado antes mesmo da sua conclusão.

O projeto pedagógico foi montado de forma generalista, ou seja, o Engenheiro Mecânico formado pela Uniguaçu é preparado com todas as atribuições da profissão, podendo atuar nas mais diversas áreas e em qualquer empresa do Brasil. “A nossa Engenharia forma os acadêmicos com todas as atribuições previstas pelas resoluções do CREA, inclusive, nosso projeto pedagógico, enquanto estávamos ainda implantando o curso, passou pela avaliação das Instituições de Ensino pelo CREA-PR, onde a entidade já deu um parecer favorável, antes mesmo da primeira turma formada, de que o nosso aluno iria ter atribuições plenas da Engenharia Mecânica, sem nenhuma restrição”, comenta o coordenador do curso, professor Daniel Alberto Gonzales.

Para que os acadêmicos pudessem ter proveito total do curso, a estrutura pedagógica passou por vários ajustes de acordo com as necessidades do andamento da graduação. Para que a qualidade das aulas acompanhasse a evolução do curso, a Uniguaçu realizou vários investimentos na infraestrutura de laboratórios e equipamentos. O prédio CTU contém laboratórios de Física e Química para a base de Engenheira Mecânica, além dos específicos como: Resistência de Materiais e Técnicas de Fabricação Mecânica, com os equipamentos de Solda, Torno, Metalografia e Tratamento Térmico. A faculdade também investiu no laboratório de Prototipagem rápida, com impressora 3D profissional, para a produção de peças e protótipos mais complexos e de auto precisão, além do laboratório de robótica, com Lego Mindstorm (lego educacional) e Arduíno.

Na solenidade de formatura, formaram-se 20 novos profissionais. Atualmente, o curso contém 5 turmas de Engenharia Mecânica, com aproximadamente 150 alunos.

MEC avalia o curso de Engenharia Mecânica como um dos melhores do Brasil

A visita do Ministério da Educação e Cultura (MEC) acontece após 75% do curso concluído. O processo para visitação foi aberto junto ao MEC e ao INEP e em dezembro de 2016, quando foi designado dois avaliadores Engenheiros Mecânicos de outras regiões do Brasil, para avaliar a Uniguaçu. São avaliados vários requisitos: estrutura física, bibliografia, qualificação do corpo docente e projeto pedagógico. O curso de Engenharia Mecânica foi avaliado com conceito 4. Vale ressaltar que a nota varia de 1 a 5. A avaliação do MEC, na época, colocou o curso entre as três melhores faculdades de Engenharia Mecânica do Paraná e Santa Catarina.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica ainda enfatiza o alto nível de empregabilidade que os acadêmicos da primeira turma tiveram, permanecendo nas empresas onde realizaram o estágio. “Já tivemos um feedback das empresas, as quais eles fizeram o estágio e foram contratados como trainee. É um marco tecnológico na cidade, que vai surtir efeito no desenvolvimento econômico, social e ambiental nos próximos 5 anos, tendo um impacto significativo para a região”, ressalta o coordenador.