Conheça o método de avaliação de qualidade do Ensino Superior do MEC

24 jan

A UNIGUAÇU é uma das 15 melhores Faculdades do Paraná segundo os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC)

O Índice Geral de Cursos é um indicador utilizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vinculado ao MEC, para mensurar a qualidade das Instituições de Ensino Superior no país. Ele indica a qualidade de oferta dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu, sendo estes mestrados e doutorados. O IGC depende dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) de todos os Cursos ofertados pela IES e das médias dos conceitos dos programas de pós-graduação na forma stricto sensu da Instituição. O CPC, por sua vez, leva em conta o desempenho dos Estudantes avaliados através do ENADE de cada curso, realizados na forma trienal, levando em consideração o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, ou seja, avaliando a evolução do estudante durante sua formação, características do corpo docente, organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas, oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. A nota do IGC varia de 1 a 5, sendo 1 Totalmente Insuficiente e 5 Excelente.

A prova do ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um exame composto de 40 questões que avalia o desempenho dos alunos formandos dos cursos que, naquele ano fazem parte do calendário trienal, com o objetivo de verificar a qualidade dos cursos, usando como base para o exame, as diretrizes curriculares nacionais para cada área de formação, contemplando os conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, sendo 10 questões da parte da formação geral e 30 específicas de cada área de formação. As duas partes da prova possuem questões discursivas e de múltipla escolha.

Por que verificar a qualidade de uma Instituição de Ensino Superior é importante?

Ao escolher um curso no Ensino Superior, muitas questões devem ser levadas em consideração, principalmente a qualidade do curso e da Instituição. Uma Instituição que se preocupa com a qualidade de ensino, com a formação de seus professores e uma boa infraestrutura, em geral consegue boas notas no IGC. Consequentemente, oferecerá condições para uma formação de qualidade aos seus acadêmicos.

Para pesquisar o resultado do IGC da faculdade que você deseja cursar basta acessar o portal do Inep.

A Uniguaçu

A Uniguaçu recebeu conceito 4 no último resultado do IGC divulgado pelo INEP/MEC. Das 144 Faculdades do Paraná, a Uniguaçu está entre as 15 melhores. E foi considerada a melhor Instituição de Ensino Superior Presencial de União da Vitória, Porto União e toda a região.

O resultado é consequência do trabalho realizado pela Instituição, dos constantes investimentos e melhorias na estrutura, da preocupação com a formação dos acadêmicos e a confiança em que toda sociedade deposita sobre a Uniguaçu.

Conheça os cursos de graduação e faça já o vestibular agendado da Uniguaçu!