17 jan
União da Vitória é uma cidade localizada no extremo sul do Estado do Paraná. Conhecer a história da cidade é conhecer um pouco da história do Paraná e de Santa Catarina. A cidade chamava-se Porto União da Vitória. Mas, após a Guerra do Contestado, ficou dividida em duas, uma para o Paraná e outra para Santa Catarina. A parte paranaense foi chamada União da Vitória e a parte catarinense Porto União. A linha férrea demarcou o limite entre as duas cidades.
Hoje, a cidade de União da Vitória é um polo regional de comércio e serviços e possui muitos atrativos turísticos relacionados à história dos dois Estados. Além disso, a cidade abriga imigrantes europeus, que conservam aspectos culturais como religião e gastronomia. Portanto, não faltam opções de turismo em União da Vitória. Seja para quem prefere estar na cidade ou na natureza. Conheça alguns deles!

Foto: Aeroarte – Jaime Joly
Uma das principais atrações turísticas de União da Vitória é o Morro do Cristo. Nela, encontra-se uma estátua do Sagrado Coração de Jesus. A estátua possui 27 metros de altura. Seu pedestal tem 6 metros e abriga uma capela em seu interior. O Morro está a 928 metros acima do nível do mar. Seu acesso se dá por uma escadaria de 219 degraus.

Foto: Diocese de União da Vitória
Outro ponto turístico religioso em União da Vitória é a Catedral Sagrado Coração de Jesus. A Igreja teve sua pedra fundamental lançada e benta em maio de 1917. Foi inaugurada em 1926 e elevada à Catedral em março de 1977.

Foto: Visite União
No centro de União da Vitória uma visita indispensável deve ser realizada na Estação Ferroviária União. Ela tem uma parte no Paraná e outra em Santa Catarina, e estão unidas por um enorme arco. Segundo seu criador, representando a união do povo e da terra que foi dividida ao final do Contestado.

Foto: Visite União
A Ponte do Arco tem 279 metros e tem uma arquitetura que chama a atenção. Ela foi inaugurada em 1944 e recebeu o nome de Manoel Ribas, por ter sido dele a iniciativa da construção da ponte e da estrada que liga União da Vitória a Curitiba.
Outra ponte marcante em União da Vitória é a Ponte de Ferro, ou Ponte Machado da Costa. A conclusão da obra foi em 1907. A ponte possui 425 metros de extensão e foi construída na divisa entre União da Vitória e Porto União.

Foto: Visite União
Agora, se você já conhece esses pontos turísticos no centro da cidade, que tal se aventurar pelo interior de União da Vitória e conhecer as belezas naturais da região?

Cachoeira Cintura de Noite. Foto: Visite União
A cidade possui belas cachoeiras, como a Campo Alto, com 50 metros de altura e Cintura de Noiva, com 40 metros de altura, além da Cachoeira da Gruta e Piscina. Também, é possível visitar a Gruta Nossa Senhora da Salete, uma igreja histórica Ucraniana e conhecer o Parque Histórico Iguassú. Na Rota Sul das Cachoeiras você ainda poderá visitar a empresa Breyer, a primeira empresa brasileira a lançar produtos a base de própolis.

Igreja Ucraniana Sant’Anna.
Foto: Visite União
Se você é do tipo que gosta de roteiros culturais, essa visita irá te encantar. Os descendentes de ucraniano residentes em União da Vitória preservam as tradições de seus antepassados. Neste roteiro, é possível conhecer a Igreja Matriz de São Basílio Magno e o Clube Ucraniano. No Clube, os visitantes assistem apresentações musicais e de danças folclóricas ucranianas, além de apreciarem exposições de artesanato com pêssankas, bordados e porcelanas com decoração ucraniana. Para finalizar, o roteiro possui a opção de um jantar típico ucraniano com pratos como Bórsch, uma sopa de beterrabas, Varêneke\Perohê, que são pasteis cozidos, Holubsti, os charutinhos de repolho e o trigo doce, chamado pelos ucranianos de Kutiá.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.