Entenda o novo FIES

12 dez

Uma das novidades é a oferta de mais vagas com juro zero

O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sancionado pelo Presidente da República, traz mudanças na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e amplia a faixa de renda para os interessados no financiamento.

As regras começarão a valer para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. O estudante que já tem contrato em andamento poderá migrar para as novas regras. Segundo o Ministério da Educação, serão criadas 310 mil novas vagas para o próximo ano.

A Uniguaçu conta com o Fies, bem como com o Prouni, pois os seus 19 cursos de graduação têm excelentes resultados nas avaliações do Ministério da Educação, bem como no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

JURO ZERO

Uma das principais mudanças é a oferta de 100 mil novas vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco em que o estudante fechar o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.

Com o novo Fies, segundo o Ministro da Educação, as taxas deverão ficar menores, podendo chegar a 3,5% ao ano.

FIM DA CARÊNCIA

Ficou estabelecido, também, o fim do prazo de carência de 18 meses, após a conclusão do curso, para que o estudante comece a pagar o financiamento. O pagamento deverá iniciar no mês seguinte à conclusão do curso, desde que o estudante esteja empregado. O prazo máximo para o pagamento será de 14 anos.

O valor financiado será descontado diretamente do salário do empregado, que tiver contrato formal, por meio do eSocial. O sistema já é utilizado atualmente pelas empresas para pagar contribuições e prestar informações ao governo.

Caso o estudante não tenha renda, o saldo devedor poderá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo do financiamento. O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso.

Para ser financiado, o curso de graduação deverá ter conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ou ter autorização do MEC para funcionamento.

NOVAS MODALIDADES

Antes, o Fies era concedido apenas para quem tinha renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies estende a faixa de renda, agora estudantes com até cinco salário mínimos per capita poderão se inscrever no financiamento. O interessado deverá ter nota mínima de 450 pontos no Enem e não poderá ter zerado a redação, a partir de 2010.