União da Vitória - PR Alterar Cidade

Solenidade firma parceria entre Uniguaçu e Rádio Educadora de União da Vitória

11 dez

A partir de agora, a rádio passa a ser Rádio Educadora Uniguaçu

 

Na noite de quinta-feira, 7, aconteceu a solenidade de lançamento da parceria firmada entre a Uniguaçu e a Rádio Educadora AM 1480 kHz. Na ocasião, autoridades, imprensa e convidados presenciaram o nascimento da Rádio Educadora Uniguaçu FM.

A parceria vai trazer algumas mudanças para a rádio, entre elas, uma grade de programação reformulada e, como primeiro passo, a migração da rádio AM para a frequência FM, já no início de 2018. O termo de compromisso foi assinado pela professora Marta Borges Maia, Diretora Geral da Uniguaçu e pelo Padre José Levi Godoy, Presidente da Fundação Sagrado Coração de Jesus, que tem a propriedade da Rádio Educadora.

A Rádio Educadora Uniguaçu terá como objetivo principal usar a radiodifusão para a formação cívica, moral, educativa e espiritual. O presidente da Mantenedora das Coligadas UB, professor Wilson Ramos Filho, reforçou a grandiosidade da parceria na disseminação da cultura local. “A Rádio Educadora tem uma tradição de mais de 50 anos e vai poder ser um instrumento para que a cultura e a ciência que vão ser produzidas aqui, juntamente com a palavra da Igreja, possam ser difundidas lado-a-lado, razão e fé. Para que na conjugação, nessas duas facetas da humanidade, possamos avançar para que o mundo volte a ser aquilo que nós gostaríamos, para que a esperança possa renascer, para que o futuro volte a ser o que era”, comenta.

O sonho da Uniguaçu em manter parceria junto a um veículo de comunicação regional já é antigo, tanto para a divulgação do trabalho realizado dentro da Instituição, mas, principalmente, para difundir novos conhecimentos e contribuir para a cultural local. “Há muito tempo, a gente sonhava com uma ferramenta, um meio de comunicação para que nós pudéssemos divulgar todo o nosso trabalho e contribuir para a comunidade. Ganha com isso o nosso município, toda a comunidade de União da Vitória e Porto União, além da nossa comunidade acadêmica”, discursa a Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia. “Nós visualizamos atividades multidisciplinares que vão disseminar a comunicação, o conhecimento e o saber, usando os 19 cursos de graduação e os diversos de pós-graduação. Assim, vamos cumprir o papel da academia, que é disseminar a informação e o conhecimento”, acrescenta a Diretora.

A parceria com a Rádio Educadora também vem alicerçar novos caminhos para a Uniguaçu, que tem no seu plano de desenvolvimento futuro, oferecer cursos na área de Comunicação. “No nosso plano de desenvolvimento, nós vamos trabalhar com a área de Comunicação Social na Instituição, além de Odontologia, quem sabe Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Nós vamos precisar de laboratórios. Nós já temos estúdio, mas a rádio também vem para esse tipo de investimento, para esse tipo de crescimento”, comenta o professor Edson Aires da Silva, Superintendente das Coligadas UB. “A gente tem certeza que a parceria é de mãos dadas, é poder fazer com que a rádio continue com a tradição, com a cultura e o respeito que tem, com um pouco mais de inovação, mais tecnologia e conhecimento científico que a faculdade pode oferecer”, finaliza.

Todos estão convidados a sintonizar a Rádio Educadora e acompanhar as mudanças que em breve poderão ser acompanhados pelos ouvintes, já na frequência FM.

 

Rádio Educadora AM

 

A Rádio Educadora AM – A Rádio da Família, foi ao ar pela primeira vez no dia 22 de agosto de 1964 com a denominação de “RÀDIO CURIÓ”, sendo proprietário o empresário Ervim Bonkoski.

No dia 13 de setembro de 1966, a emissora foi adquirida por compra pelos sócios: Alcides Bonatto, Pe. Ladislau Maibuk e Pe. José Dall’Alba. Estes deram a nova denominação social de: “RÁDIO EDUCADORA LIMITADA”.

Posteriormente, em 13 de setembro de 1975, através de alteração contratual, todos os bens e direitos da emissora foram transferidos para a Diocese de Ponta Grossa.

Com a instalação da Diocese de União da Vitória, em 6 de março de 1977, instaurou-se também a FUNDAÇÃO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Após estudos e acordos entre as duas Dioceses, S. Excia. Dom Geraldo Pellanda, em 25 de maio de 1981, transferiu a posse da emissora para a nova Diocese, sob os cuidados do novo bispo, S. Excia Dom Walter Michael Ebejer, o qual assumiu juridicamente a direção geral da Rádio.

A Rádio Educadora passou por remodelação e aprimoramento tecnológico. Com revitalização do sistema irradiante, um novo transmissor de 5000 Watts e nova antena foram instalados. Nos Estúdios, a digitalização da programação musical, de veiculação de comerciais e matérias jornalísticas, através de automação informatizada.

Desde o início de 2011, com o término de contrato de arrendamento de parte da Programação da Emissora, a Rádio Educadora tem toda a programação coordenada pela Fundação Sagrado Coração de Jesus, que é a sua entidade mantenedora.

A Rádio Educadora que até então teve sua programação coordenada apenas pela Fundação Sagrado Coração de Jesus passou a atuar em parceria com a Uniguaçu,  passando, então, para a  Denominação  de “RÁDIO EDUCADORA UNIGUAÇU”.

 

Veja a cobertura completa de fotos. >>

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.