Acadêmicos de Nutrição recebem pesquisadora para explanar a “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)”

30 out

No último dia 25, a professora Kristy Coelho, que já fez parte do colegiado de Nutrição da Uniguaçu, esteve presente na Instituição, expondo seu trabalho no desenvolvimento da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), pela USP.

“Nesta versão 6.0 da TBCA, apenas 12% do conteúdo é importado de tabelas de outros países. A ferramenta, seguramente, irá auxiliar pesquisadores, profissionais da saúde e até a comunidade em geral para atingir a meta de uma alimentação saudável, e com base em dados prioritariamente brasileiros. Trata-se do resultado do esforço conjunto e da colaboração de diversos pesquisadores, de inúmeros grupos de pesquisa, não só da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FCF/USP), mas de todo Brasil, de alunos de pós-graduação da USP, de profissionais da indústria de alimentos, entre outros, bem como do suporte das agências de fomento”, comenta a professora Kristy Coelho.

A TBCA foi primeira tabela de composição de alimentos online da América Latina e, atualmente, é a mais abrangente feita no país, trazendo a composição nutricional de 1.900 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. “A origem desse trabalho foi a criação da Infoods, a International Network of Food Data Systems, cuja ideia inicial era gerar uma tabela mundial, e fazer todo mundo trabalhar junto e gerar dados obedecendo a critérios estabelecidos mundialmente. Eu fui convidada a fazer parte dessa rede”, conta a professora.

O professor Wagner Osório D’Almeida, coordenador de Nutrição, salienta a importância da palestra aos acadêmicos. “Sua presença foi de grande importância diante da relevância do seu trabalho. É com grande orgulho que recebemos esta notável pesquisadora, que já fez parte do nosso corpo docente. São estes profissionais que aprimoram o desenvolvimento acadêmico de nossas alunos”, finaliza.