Conheça a Farmácia Escola Uniguaçu, novo projeto do Núcleo Social

16 out

Projeto auxiliará a comunidade com medicamentos mais baratos e contribuirá na formação dos acadêmicos

A Uniguaçu, na busca constante em manter seu slogan “Ensino pra valer e compromisso social” investe em mais um projeto: a Farmácia Escola Uniguaçu. O curso de Farmácia da Uniguaçu, em breve, oferecerá alguns serviços farmacêuticos. O foco são projetos e políticas de desenvolvimento que coloquem na prática os conhecimentos adquiridos e compartilhados em sala de aula.

O curso de Farmácia da Uniguaçu sempre tem repensando o perfil do seu egresso, bem como a formação de seus estudantes. Assim, levando em consideração a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva como parâmetros centrais do desenvolvimento de todas as suas atividades, buscando então a oferta de um novo espaço que visa benefícios acadêmicos e sociais.

Com a Farmácia Escola Uniguaçu, os acadêmicos terão novos campos de estágio. Além disso, ainda poderão associar com o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Mas, muito mais, o objetivo da Farmácia Escola é que os acadêmicos tenham a vivência profissional de prestação de serviços farmacêuticos à comunidade interna e externa da faculdade. Dessa maneira, permitindo a interação mais efetiva com a comunidade entendendo melhor a realidade social para as discussões e atividades acadêmicas.

O objetivo é contribuir na formação dos futuros farmacêuticos, formando profissionais cada vez mais capacitados, com característica de um indivíduo reflexivo, competente, ético e comprometido com o desenvolvimento social, da saúde e humanista. Ele deve ser flexível o suficiente para acompanhar a constante transformação da sociedade. Além disso, outro objetivo é favorecer a comunidade. Não apenas aqueles que já usufruem de projetos sociais da Instituição, mas todos que precisem.

Acadêmicos que poderão atuar

A Farmácia Escola será mais um campo de estágio aos acadêmicos do 7º e 8º período do curso de Farmácia. No 7º período, a disciplina vinculada à Farmácia Escola será Estágio em Saúde Pública. Segundo a coordenadora do projeto, Silmara Brietzig Hennrich, o objetivo é que os acadêmicos apliquem e ampliem seus conhecimentos na distribuição de fármacos, atendimento à comunidade, com prestação de serviços humanitários e éticos de assistência à saúde.

Já no 8º período, o projeto é vinculado ao Estágio em Farmácia de Dispensação. Para esses alunos, o foco é que ampliem seus conhecimentos na dispensação consciente dos medicamentos. Por exemplo, na orientação da importância da receita médica em mãos para alguns medicamentos, do uso correto dos medicamentos. Segundo a professora Silmara, nesta fase pretende-se que o aluno compreenda o paciente e o faça compreender porque o medicamento é importante no tratamento ou controle de sua doença.

Em todos os casos, o acadêmico irá colocar em prática seus conhecimentos sobre atenção farmacêutica, bioética, atendimento clínico e, ainda, de análises laboratoriais. Assim, auxiliando o paciente na orientação e na busca por atendimento especializado.

Além disso, a Farmácia deverá trabalhar de forma multiprofissional. Aliando informações dos profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e outros atendimentos de saúde oferecidos pela Uniguaçu.

A Farmácia Escola para a comunidade

Um dos principais objetivos da Farmácia Escola Uniguaçu, além de fornecer experiência aos acadêmicos, é prestar atendimento à comunidade. Por enquanto, ainda estão sendo finalizados alguns trâmites legais. Mas, a partir do início de 2018, a Farmácia passará a atender a comunidade.

Em primeiro momento, serão atendidas pessoas que já utilizam algum serviço gratuito de saúde na Uniguaçu. Por exemplo, os atendidos pela Clínica de Fisioterapia ou Psicologia.

Em seguida, a Farmácia Escola trabalhará em conjunto com o Serviço Social. Será feito o rastreamento, triagem e cadastro de pessoas de baixa renda, que precisam de tratamento. A Farmácia irá fornecer total ou parcialmente os medicamentos, com base naquilo que possuir em estoque.

Após a triagem, o paciente poderá comprar o medicamento por seu valor de custo. A Farmácia Escola não possui fins lucrativos. Portanto, será cobrado apenas o valor de investimento da compra. Alguns medicamentos que serão oferecidos são destinados ao tratamento da hipertensão, diabetes, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, etc.

Atendimento

Além da distribuição de medicamentos, a Farmácia Escola Uniguaçu terá atendimento individualizado. Como na prestação de atendimento clínico, na valorização do paciente, buscando o levantamento de doenças e desenvolvimento de uma estratégia de hábitos de vida ou fármaco-terapêutico para a melhora do mesmo e com o principal objetivo de promover a qualidade de vida.

A Farmácia Escola funcionará no Núcleo Social da Uniguaçu, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 3425, de segunda à sexta-feira. O horário de atendimento será das 13h30 às 17h30.