A importância do ensino superior presencial

09 out

O método de ensino enriquece a vivência dos alunos

Os cursos à distância estão cada vez mais comuns. Entretanto, cursar uma graduação presencial pode ser muito mais vantajoso em questões de aprendizagem. Ainda mais com tantas distrações disponíveis na internet, que podem atrapalhar durante o momento da aula. No ano passado, mais de dois milhões de alunos ingressaram no ensino superior presencial.

A Uniguaçu listou algumas vantagens do ensino superior presencial:

Contato com outras pessoas

Em uma aula presencial, o contato com colegas e professores é feito em todos os momentos do estudo. Isso permite que o aluno faça networking de forma eficiente. Mas, o mais importante, é que propicia o debate e troca de experiências durante a aula. Isso agrega muito mais conhecimento e bagagem aos alunos.

Dúvidas esclarecidas

Com a aula presencial, os alunos podem ter suas dúvidas esclarecidas na hora pelo professor. Dessa forma, melhora-se a capacidade de aprendizado.

Recuperação de conteúdo

Caso você perca uma aula, pode rever a matéria com os colegas e pedir explicações posteriores ao professor. Além disso, em geral, os professores determinam um horário fora do horário de aula para dúvidas e orientações.

Participação em eventos

Com a aula presencial, o aluno está em constante contato com o ambiente acadêmico. Assim, é mais estimulado a participar de eventos, como semanas acadêmicas, simpósios, palestras, congressos, entre outros.

Menos distrações

Apesar das inúmeras distrações que uma sala de aula pode ter, elas podem ser reduzidas. Não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois. É uma questão de responsabilidade do aluno absorver o conteúdo naquele momento. Na internet, pode-se distrair durante a aula. Ou ainda, em casa, podem-se ter distrações com pessoas, animais domésticos ou procrastinação.

Contato com o ambiente acadêmico

Sabe-se que a graduação é um momento, na maior parte das vezes, de crescimento. Uma educação presencial permite que o aluno viva todas as sensações da faculdade. As amizades, contato com os professores, com funcionários, tudo isso enriquece e aumenta a bagagem cultural do aluno. Além de poder participar de projetos de extensão, de grupos de estudo, tudo isso enriquece e contribui para o conhecimento do aluno.

Acompanhamento

Com o ensino presencial, os professores conseguem acompanhar a progressão dos alunos e saber onde estão suas maiores dificuldades. Assim, podem auxiliá-los de maneira eficaz. Dessa forma, o aprendizado irá ser otimizado.

Extensões

Os projetos de extensão em universidades são parte importante da formação. Eles podem desenvolver no aluno habilidades para a carreira profissional que vão além da sala de aula. Monitorias em disciplinas, por exemplo, podem aflorar no aluno o desejo de seguir carreira acadêmica. Ou então, gerar identificação com uma área de seu interesse para especialização.

Trabalhar em equipe

Nos trabalhos em grupo durante a graduação, aprende-se a trabalhar em equipe. O aluno aprende a respeitar opiniões e conviver com as diferenças. É uma simulação “light” do que poderá ser encontrado no mercado de trabalho.

Uso de tecnologias

Mesmo sendo um ensino tradicional, o uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais presente. Não se têm mais uma sala de aula em que os alunos não estejam minimamente conectados à internet. Assim, o debate em sala fica enriquecido com as trocas de conhecimento e pontos de vista, aliados às informações disponíveis na internet.

Estrutura física

O ensino superior presencial tem a vantagem de possuir uma estrutura física melhor. Investe-se muito em laboratórios, bibliotecas e outros espaços. O uso de laboratórios, por exemplo, irá fornecer uma experiência muito mais completa que o aprendizado apenas na teoria.

Ensino Superior Presencial é na Uniguaçu!

Quer conhecer a estrutura da Uniguaçu? Veja nosso Vídeo Institucional! São 19 cursos de graduação, além de pós-graduação, e mais de 4.500 alunos.