10 dicas para se preparar para o vestibular

02 out

Confira dicas de estudo e preparação para se dar bem na hora da prova

Com a data do vestibular se aproximando, é comum aos candidatos se sentirem inseguros. Em geral, o último ano do Ensino Médio causa estresse aos alunos. É preciso decidir sua futura profissão e ainda estudar para conseguir cursar aquilo que escolheu. Entretanto, com uma preparação adequada, não há motivos para temer. É importante não se desesperar e manter o foco.

A Uniguaçu já disponibilizou um manual para você desvendar o Enem, agora, pensando em ajudar os candidatos, oferecemos 10 dicas de como se preparar para o vestibular:

• Conheça o manual do candidato e os conteúdos da prova

Antes mesmo da inscrição, é importante que o candidato leia com atenção o Manual do Candidato. Nele, estarão as informações mais importantes sobre a prova, como prazos, datas e locais. Além de o que pode levar no momento da prova e os conteúdos que serão abordados nela. Conhecer o conteúdo, aliás, é parte importante na preparação para o vestibular. Sabendo quais assuntos a prova irá abordar, você conseguirá planejar seu cronograma de estudo.

• Planeje seu tempo

Para que você não acumule disciplinas para estudar, e assim, se sobrecarregue, o ideal é criar um cronograma de estudos. Com ele, você conseguirá planejar o seu dia de forma eficiente. Além disso, com o cronograma nenhum conteúdo ficará de fora dos seus estudos. Também, dessa maneira, você pode variar os conteúdos estudados, não tornando o estudo cansativo e monótono. Com o planejamento, o aluno pode também organizar momentos de descanso.

• Organize o ambiente

Pode não parecer, mas a organização do ambiente é ideal para o sucesso nos estudos. É importante que a luz esteja adequada, para não causar sonolência. Além disso, objetos que possam causar distração devem ser desligados ou tirados do alcance, como celulares e televisão. Livros, papéis, exercícios, lápis, canetas e marcadores de texto devem ser deixados próximos para evitar a distração de procurá-los.

• Encontre o seu método de estudos ideal

Cada pessoa aprende melhor de uma forma. Alguns fazendo resumo, outros fazendo exercícios, outros grifando. Enfim, o importante é descobrir de que maneira você aprende melhor. Segundo uma pesquisa desenvolvida por um grupo de psicólogos nos Estados Unidos, existem alguns métodos de estudo mais eficientes. Você pode testar esses métodos e adequá-los à sua rotina. De acordo com a pesquisa, testes práticos do conhecimento e cronograma de estudos são formas altamente eficazes de estudo. No nível médio estão as elaborações de perguntas, explicações para si mesmo, intercalar diferentes conteúdos. Já no nível baixo estão resumos, grifar textos, associação de palavras mnemônicas ou imagens e releituras. Com essas informações você pode investigar qual método funciona melhor no seu caso.

• Encontre seus pontos fracos de dedique-se a eles

Conhecendo o conteúdo da prova e de que maneira você aprende melhor, descubra em quais assuntos você possui mais dificuldades e dedique mais tempo para eles. É por isso que o cronograma de estudos também é muito importante. Com ele, você vai conseguir perceber se não está levando muito tempo em assuntos que tem facilidade e pouco naqueles que precisaria de mais reforço.

• Faça provas anteriores

Uma das melhores formas de ir bem na prova do vestibular é conhecendo de que maneira ela se apresenta. Em geral, nos sites de cada Universidade ficam disponíveis as provas anteriores. Você poderá perceber como são elaboradas as perguntas e quanto tempo demanda para respondê-las.

• Treine a redação

A redação pode ser a parte mais temida por grande parte dos vestibulandos. Isso porque não há como adivinhar qual será o tema e nem existe uma fórmula aplicável que resolverá a questão. Nesse caso, é importante praticar. Treinar a argumentação e a estrutura do texto tornará o candidato mais seguro no momento da prova. Além disso, é importante estar atualizado às notícias e questões importantes no cenário nacional e internacional, já que quase sempre o tema da redação tem relação com alguma questão atual. É fundamental, também, dominar gramática e ortografia. Caso ainda não se sinta seguro, peça para alguém corrigir suas redações e apontar onde precisa melhorar. Alguns sites, como o Brasil Escola, fazem correção online.

• Procure outras fontes de pesquisa

A internet pode ser uma distração ou uma ferramenta aliada na sua jornada de aprovação no vestibular. Caso você acha que apenas livros não são suficientes para aprender o conteúdo, pesquise em sites. Entretanto, mantenha o foco na sua pesquisa, para não acabar em outros sites e perder um tempo de estudo.

• Mantenha hábitos saudáveis

Mantenha uma alimentação adequada, sono regular e pratique atividades físicas, sobretudo nos dias antecedentes à prova. Sem estar em dia com sua saúde você não conseguirá ter um bom desempenho.

• Não se desespere momentos antes da prova

No dia anterior à prova não se desespere. Durma bem, coma comidas leves e tente se distrair, para aliviar a ansiedade que antecede a prova. Conheça seu local de prova previamente, para não correr o risco de chegar atrasado.

O Vestibular de Verão da Uniguaçu

Agora que você já sabe como estudar de forma correta para ir bem na prova, é hora de se inscrever para o Vestibular de Verão da Uniguaçu. As provas serão realizadas dia 29 de outubro, a partir das 10 horas da manhã em 11 cidades. Confira mais informações no site: https://uniao.ugv.edu.br/vestibular/