Pesquisa de acadêmicos de Engenharia de Produção é publicada na Biological And Chemical Research (ISSN 2312-0088, USA)

29 jun

A pesquisa dos acadêmicos do oitavo período de Engenharia de Produção da Uniguaçu, Edinilson José Slabei e Alfredo Bruger Junior, orientados pelos professores Elias da Costa e Gino Capobianco, com o título “Methods of Preparing Carbon Nanotubes”, foi publicada na Biological And Chemical Research (Issn 2312-0088, Usa).

Segundo os acadêmicos, a escolha do tema teve origem em projetos de pesquisa oriundos do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Uniguaçu (NIT), sobre Nanotubos de Carbono, onde o tema se pareceu interessante e com diversas aplicações práticas.

Para participar do processo seletivo, os acadêmicos precisaram se inscrever no site da SBPMat (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais), apresentando um resumo sobre o tema pesquisado, o qual deveria constar detalhes sobre o projeto, as análises realizadas, os resultados obtidos, entre outras características. Depois da etapa da inscrição e submissão do resumo até sua aceitação, foi necessário realizar apenas uma revisão segundo os critérios dos avaliadores do congresso.

A pesquisa foi aprovada no SBPmat, evento internacional que acontece no Brasil, realizado no Dom Pedro Shopping, em Campinas (SP), referente a pesquisas sobre materiais e contou com a participação de pesquisadores, sendo graduandos, mestrandos, doutorandos e outros, das mais diversas áreas e de todos os países. Os acadêmicos apresentaram o projeto em forma de painel e foram convidados para a publicação na revista eletrônica. O estudo está disponível no site Science Signopost Publishing Inc (clique aqui).

O acadêmico Edinilson José Slabei ressalta a importância da pesquisa científica enquanto vida acadêmica, ampliando seus horizontes e perspectivas profissionais. “Com certeza essa conquista ampliou ainda mais nossa visão de futuro, nossa visão de que é preciso ser proativo, envolvido, ter um bom networking. Enfim, buscar ao máximo se envolver no ensino superior, seja com pesquisas, seja com trabalhos voluntários em Centros Acadêmicos, Empresas Juniores, Associações Nacionais e Núcleos Estaduais que englobem as perspectivas do curso”, comenta. “Isso nos leva a sonhar mais alto, a querer buscar cada vez mais a pesquisa e atividades que contribuam para a aquisição de conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico científico”, complementa.

Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT)

O Núcleo de Inovações Tecnológicas da Uniguaçu (NIT), tem o objetivo de organizar as pesquisas científicas-acadêmicas da Instituição, no que abrange as tecnologias, inovações nas áreas de Exatas, principalmente, nas áreas de Engenharias, Sistemas de Informação, Administração e Arquitetura e Urbanismo.

O NIT é composto por professores colaboradores (orientadores), que propõem pesquisas nas suas áreas de estudos e recrutam os alunos para participarem dos projetos. Esses acadêmicos passam por um processo seletivo, no qual, precisam revisar a literatura sobre o assunto de pesquisa, passam por uma banca e são inseridos nos estudos.

Vários projetos já passaram pelo NIT, como, por exemplo, o Simulador de Caça da Força Aérea Brasileira. Outros darão continuidade no segundo semestre: o BAJA, os estudos sobre Nanotubos de Carbono, estudos sobre Nanopartículas anti-congelantes a baixíssimas temperaturas, Casas Sustentáveis, projeto de Biogestor e Educação em Engenharia.

Segundo o professor Daniel Gonzales, coordenador do NIT, o núcleo, além de aumentar as publicações científicas sobre tecnologia, também busca fomentar essas pesquisas para melhorar laboratórios, aumentar a participação em congressos, publicações em revistas nacionais e internacionais, incentivando que os alunos busquem algo além das suas graduações. “Com essas pesquisas, vamos buscar parcerias com incubadoras, propondo que empresas fomentem o empreendedorismo, fazendo novos produtos, novas tecnologias, além de incubar as ideias”, comenta o coordenador do NIT.

Os acadêmicos que têm interesse por alguma área de estudo, também podem entrar em contato com o NIT para propor o projeto. O mesmo convite está aberto à comunidade e às empresas de União da Vitória e região.