20 jun
Os acadêmicos do quinto e sétimo períodos de Enfermagem da Uniguaçu realizaram uma visita técnica na Comunidade Terapêutica Fundação Hermon. A Comunidade localiza-se em Porto União (SC) e trata-se de uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos que apoioa-se na Rede de Atenção Psicossocial (RAS), para tratamento e reinserção de dependentes químicos e etilistas na sociedade.
A comunidade terapêutica tem o intuito de dar uma resposta aos problemas provenientes da dependência de drogas e álcool, possuindo assim um ambiente que necessariamente é livre das mesmas, contendo uma forma de tratamento onde o paciente é tratado como o principal protagonista de sua cura. Trata-se de um sistema estruturado, com limites precisos e funções bem delimitadas, regras claras que visa a reestruturação de afetos, através de normas, horários e responsabilidades. Toda estrutura é para que o paciente se situe totalmente no tratamento, sendo assim, o trabalho intenso, tanto pela equipe profissional, quanto pelos pacientes.
Os acadêmicos de enfermagem cursam as matérias de saúde mental I e II, onde estudam os malefícios e transtornos desencadeados pelo uso de drogas e álcool. Na oportunidade da visita técnica, puderam conhecer um pouco da função da enfermagem e da psicologia para o auxilio do resgate da autonomia destes pacientes, bem como conhecer a estrutura física e rotinas da comunidade.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.