Docente de Direito da Uniguaçu realiza visita e pesquisa em Universidades na Índia

21 mar

O professor Fernando Perazzoli, realizou uma viagem à Índia, representando o Curso de Doutoramento em “Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI”, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal (PT) e o curso de Direito da Uniguaçu.

A viagem ocorreu entre 24 de janeiro e 04 de fevereiro. Durante o passeio, o docente também teve a oportunidade de visitar dois centros acadêmicos de referência mundial: a Universidade de Mumbai e a Universidade de Nova Dehli.

Na Universidade de Mumbai participou como Pesquisador Visitante do Department of Civics & Politics, no Master Honours Course in Civis & Politics, do dia 24 ao dia 28 de janeiro. “Nesta ocasião, além de participar de sessões dos grupos de pesquisa e conversas com professores, estive também em sala de aula, como Professor Convidado, ocasião em pude ministrar uma “Lecture”, de aproximadamente uma hora, sobre o tema “Right to City as Parataxis : the experience of urban mobility”, diretamente ligado ao meu doutoramento e à cadeira de Direito à Cidade, que por duas vezes já ministrei no Curso de Direito da Uniguaçu”, comenta o professor.

Na Universidade de Dehli, Perazzoli esteve reunido como Professor Visitante com o Professor Druhv Pande, o qual o apresentou para a instituição. “Permaneci estudando na Universidade de Dehli de 01 a 03 de fevereiro, quando então iniciei o regresso para o Brasil”, conta.

O docente também realizou pesquisa de campo junto à favela (slum) chamada Daravi, em Mumbai, onde pode verificar projetos populares e organizações não governamentais atuando na busca de soluções para garantia dos direitos fundamentais. “Por tais razões, aponto que a viagem, além de promover a internacionalização do curso de Direito da Uniguaçu, foi única para o desenvolvimento da minha pesquisa de doutoramento e para minha vida profissional, sendo certo que todo o material recolhido e conhecido na Índia está à disposição para qualquer uso que a faculdade eventualmente queira dar (seminários, palestras, exposições, etc.)”, finaliza.