União da Vitória - PR Alterar Cidade

Sebrae/PR e parceiros lançam o Projeto de Desenvolvimento do Território Iguaçu

16 mar

No evento, realizado nesta terça-feira (14), foi anunciado que União da Vitória ganhará um escritório de articulação do Sebrae/PR

 

O trabalho desenvolvido por 34 empreendedores de municípios da Amsulpar (Associação dos Municípios Sul Paranaense) – União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Antônio Olinto – capacitados no Programa Sebrae de Liderança – Escola de Desenvolvimento de Líderes, foi apresentado na noite desta terça-feira (14). Quatro áreas foram explanadas em evento na Uniguaçu, em União da Vitória: Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI); Turismo Integrado; Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs); e Ecossistema de Inovação.

 

A apresentação integrou lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Território do Iguaçu, realizado pelo Sebrae/PR e Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu (Comitê MPE Iguaçu), com apoio das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul) e das Prefeituras Municipais de Bituruna, União da Vitória e São Mateus do Sul.

 

O evento contou com a presença dos prefeitos de União da Vitória, São Mateus do Sul, Bituruna, General Carneiro e de Porto União (SC), do deputado estadual Hussein Bakri (que representou a Assembleia Legislativa do Paraná) e lideranças regionais.

 

Escritório de articulação

Além da apresentação dos projetos para desenvolvimento do território, o evento teve palestra do diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, que falou sobre “Território, ambiente de negócios e as pequenas empresas”. Antes de iniciar no tema, Agostini informou à plateia, de 152 pessoas, que o Sebrae/PR implantará um escritório de articulação em União da Vitória. “A previsão é de que o escritório esteja em funcionamento em cinco ou seis meses”, projetou Agostini.

 

Na palestra, o diretor de Operações do Sebrae/PR declarou que a sociedade busca alternativas para a crise econômica e moral do país e que o projeto de desenvolvimento do Território Iguaçu pode ser uma alternativa para os municípios da região.

 

“Os projetos apresentados pelo Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu (Comitê MPE Iguaçu) carregam as esperanças da comunidade. Ao mesmo tempo, têm a responsabilidade de desenvolver ações sustentáveis”.

 

Alianças estratégicas

A consultora Maria Auria Mulhmann, gestora do programa de Ambiente de Negócios da Regional Sul do Sebrae/PR, observa que foram definidos quatro subgrupos dentro do Comitê MPE e que cada subgrupo buscará novos integrantes e parceiros.

 

“Serão verificadas as deficiências e necessidades, para a formação de alianças estratégicas para o bem comum, com representantes de entidades, da iniciativa privada e do Poder Público. Essas pessoas serão capacitadas para a liderança ao longo de 2017 e começarão a trabalhar no planejamento e ações”, relata.

 

Maria Auria adianta que o grupo deverá fazer benchmarking (processo de busca das melhores práticas) no exterior, provavelmente na Europa.

 

Eixos para o desenvolvimento

Alessandro Weber, supermercadista em Porto União (SC), apresentou o projeto relacionado ao Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território do Iguaçu. O empresário comenta que a intenção é aumentar o número de participantes do comitê, para ampliar a representação dos empreendedores dos nove municípios que compõem o território.

 

“O objetivo é chegar a 50, 60 pessoas no comitê, com novos empresários e representantes de outras esferas. A partir daí, serão trabalhadas as várias demandas identificadas. A prioridade será a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123) nos municípios”, detalha Weber.

 

Os projetos do subgrupo que trata de Ecossistemas de Inovação foram apresentados por Andréia Perozin, empresária que atua no setor odontológico e de treinamentos profissionais em União da Vitória.

 

Para Andréia, é preciso unir esforços das instituições de Ensino Superior, entidades, empresas e Prefeituras para trabalhar ações que incentivem a inovação, o empreendedorismo e o uso e desenvolvimento de tecnologias.

 

“Agora, precisamos trazer novos integrantes, tornar nosso grupo maior, para começar a planejar um ecossistema que estimule e dê oportunidades para o surgimento de inovações”, completa a empresária.

 

Michele Bertoletti Rosso, de uma vinícola de Bituruna, integra o subgrupo Turismo Integrado e salienta que o próximo passo será elaborar o inventário turístico do Território Iguaçu.

 

“Os municípios se completam. Temos Bituruna com o vinho, as cachoeiras de União da Vitória, a cultura ucraniana de General Carneiro, por exemplo. Serão levantados todos os pontos de cada município para depois organizar os roteiros turísticos”, acrescenta Michele.

 

Plano integrado

O Plano de Desenvolvimento Regional Integrado é, para a presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul), Maria Salete Rodrigues de Melo, o carro-chefe do Projeto de Desenvolvimento do Território Iguaçu. “É no PDRI que vamos concentrar todas as potencialidades da parceria público-privada. Contamos com integrantes de diversos setores, que ajudarão no desenvolvimento do projeto”, projeta.

 

O PDRI também fará a convergência dos esforços. Até agora, segundo Maria Salete, as ações ocorrem de forma isolada. “Através do PDRI, será possível trabalhar de forma integrada, como a unificação do calendário de eventos e ações em conjunto para o aeroporto regional”, exemplifica.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.