Acadêmicos do terceiro e quinto período de Direito assistem aula sobre Teoria da Decisão Judicial

15 fev

As turmas dos terceiros e quintos períodos do curso de Direito tiveram aula conjunta sobre a teoria da decisão judicial nesta terça-feira, 14 de fevereiro, oportunidade em que os professores, André Luan Domingues e Cainã Domit Vieira, trataram das disciplinas de Processo Civil e Hermenêutica no que diz respeito à prolação da sentença pelo magistrado, com foco nos limites democráticos da atividade jurisdicional e atentando aos riscos do solipsismo judicial. De acordo com o professores, a atividade foi proveitosa tanto por propiciar a interação entre acadêmicos de períodos distintos como pelo proveito dos pontos em comum entre as disciplinas, mas também pela abordagem diferenciada da temática polêmica e pelo deslocamento dos alunos da sala de aula.

Segundo o professor Cainã Domit Vieira, a significativa presença dos alunos demonstra a relevância de aulas distintas como a desta terça-feira, sobretudo em consideração ao debate atual sobre a decisão judicial e a necessidade de combate ao solipsismo no cenário nacional. Os professores destacam, neste sentido, a importância de despertar nos acadêmicos o gosto pelo debate, a postura diante da problemática apresentada e, principalmente, a preocupação com as questões efetivamente relevantes da prática processual e da teoria do direito.