Propriedade de egresso de Agronomia é destino de Aula Prática do curso

16 abr

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos teóricos transmitidos em sala de aula sobre Piscicultura e Apicultura, os acadêmicos do nono período do curso de Agronomia, acompanhados da professora Claudia Gaiovis da disciplina de Produções alternativas, realizaram aula prática no dia 11 de março.

A aula prática aconteceu na propriedade do Engenheiro Agrônomo Douglas Spodotto, aluno egresso da primeira turma do Curso de Agronomia da Uniguaçu, propriedade familiar esta, que vem se tornando referencia em produção de mel orgânico e produção de peixes no sistema de policultivo extensivo.

Segundo a professora Claudia Gaiovis a piscicultura bem como a apicultura tem se tornando uma alternativa bastante interessante para o incremento da renda familiar principalmente nas pequenas propriedades. Pois além de sua alta demanda por serem considerados alimentos naturalmente saudáveis e de alta qualidade, é também uma atividade que cabe perfeitamente entre as outras atividades agrícolas da propriedade rural.

Durante a visita Douglas falou aos alunos a respeito da produção, manejo, mercado consumidor de peixes e mel, e da importância da inserção do Agrônomo em um campo nada comum como o da piscicultura e apicultura. Na sequência, foi questionado pelos acadêmicos sobre dados de sua produção como a produção média anual, riscos da produção, nutrição dos peixes, época da despesca, meios de escoamento do produto para os mercados, entre outros.
“A importância dessas aulas práticas esta em ressaltar a importância da assistência técnica aos produtores para que a produção traga renda às famílias das pequenas propriedades rurais”, explica a professora Claudia.