Acadêmicos de Educação Física visitam o Rio de Janeiro em viagem técnica

02 set

Os acadêmicos do curso de Educação Física, juntamente com os Professores Tatiane Rocha, professora da disciplina de Libras e Edilton Vincoski visitaram a cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de proporcionar aprofundamento teórico na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os alunos conheceram o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

O INES tem como uma de suas atribuições regimentais subsidiar a formulação da política nacional de Educação de Surdos. Ocupando uma importante centralidade, promovendo fóruns, publicações, seminários, pesquisas e assessorias em todo o território nacional. Possui uma vasta produção de material pedagógico, fonoaudiológico e de vídeos em língua de sinais, distribuídos para os sistemas de ensino. Além de oferecer, no seu Colégio de Aplicação, Educação Precoce e Ensinos Fundamental e Médio, o Instituto também forma profissionais surdos e ouvintes no Curso Bilíngue de Pedagogia, experiência pioneira no Brasil e em toda América Latina.

Para os estudantes de Educação Física é extremamente importante estar em contato com os conhecimentos práticos uma vez que o INES faz parte da história da educação da pessoa surda no Brasil e este tema é componente da ementa da disciplina. Alem de que o Instituto é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo.
Pesquisas desenvolvidas por profissionais do INES ou sob sua orientação contribuem também para a construção e distribuição de instrumentos técnicos e materiais pedagógicos e fonoaudiológicos em várias mídias, para a difusão do conhecimento relacionado à educação de surdos: Dicionário de Libras (CD-ROM), Literatura Infantil em Libras (DVDs), periódicos científicos, Música Popular Brasileira em Libras (DVDs) são alguns exemplos.

O Instituto Nacional de Educação de Surdos, único em âmbito federal, ocupa importante centralidade na educação de surdos, tanto na formação e qualificação de profissionais na área da surdez, por meio da Educação Superior, Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, quanto na construção e difusão do conhecimento, por meio de estudos e pesquisas, fóruns de debates, publicações, seminários e congressos, cursos de extensão, assessorias, em todo o Brasil.
Conforme a professora Tatiane Rocha, o objetivo da viagem foi atingido, uma vez que conseguiu-se transmitir conhecimentos e momentos únicos de aprendizagem, relacionando conhecimento prático e teórico acerca da disciplina de Língua Brasileira de Sinais.

Para a coordenadora do curso, Professora Rosicler Duarte Barbosa as viagens de técnicas são de suma importância para ilustrar e fundamentar a teoria abordada nas aulas teóricas. O compromisso da Uniguaçu com a qualidade de ensino é demonstrado em atividades como essa, para muitos alunos aliar a vivencia no Instituto com a possibilidade de conhecer um grande centro como Rio de Janeiro trata-se de uma oportunidade única.