Lançamento: Juiz Constitucional: Estado e poder no século XXI

26 ago

A Editora Revista dos Tribunais (Thomson Reuters ) acaba de lançar a obra Juiz Constitucional: Estado e poder no século XXI. Coordenada por Claudio Lembo, Manoel Carlos de Almeida Neto e Monica Herman Caggiano, a publicação busca retratar e tratar do destacado papel que tem sido atribuído ao Poder Judiciário nos últimos anos.

Juiz Constitucional: Estado e poder no século XXI conta com artigos escritos por renomados juristas da área como Clèmerson Merlin Clève (A Jurisdição Constitucional no século XXI entre processo e substância: um olhar sobre a experiência americana), Luís Edson Fachin (Mind the gap between the new portfolio and the so-called old systems), Luis Roberto Barroso (Estado, Sociedade e Direito: diagnósticos e propostas para o Brasil) e Lenio Streck (O Instituto da reclamação em face das súmulas (não) vinculantes: a visão da Suprema Corte Brasileira e as inovações do novo CPC). Personalidades que estiveram recentemente no UniBrasil Centro universitário.

O livro é, também, uma homenagem à Corte do Ministro Ricardo Lewandowski, uma personalidade marcante e conceituado professor titular da clássica e tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

No mês de julho deste ano, o presidente do Complexo de Ensino Superior do Brasil, professor Clèmerson Merlin Clève, realizou a outorga da Comenda UniBrasil dos Direitos Humanos ao ministro Ricardo Lewandowski. Houve, ainda, descerramento de placa como registro da Aula Magna proferida pelo convidado. Lewandowski também recebeu um certificado que reconhece às excelsas qualidades do homem público, grande saber jurídico e destaca a atuação em defesa da dignidade da pessoa humana.

Com prefácio de Claudio Lembo, a obra é composta por 700 páginas,  divididas em 34 capítulos e está disponível nas versões impressa e digital (e-book).