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Inauguração do consultório de Enfermagem é destaque em aula inaugural do curso

17 ago

No dia 13 de agosto o curso de Enfermagem realizou sua aula inaugural, no início da manhã palestrou a Enfermeira Milena Schmitz Gomes, especialista em Emergência, Auditoria, e dona de empresa de auditoria que presta serviço na região, em que falou das novas perspectivas e rumos dentro da enfermagem. Na sequência o professor Atilio Matozo apresentou a avaliação institucional 2015/I e falou sobre a importância do Dia e Noite de Avaliação (DNA).

 

Logo após os professores e acadêmicos se encaminharam para o prédio do Núcleo de Práticas jurídicas onde irá funcionar o consultório de enfermagem, que tem o objetivo de atender os acadêmicos e população ao entorno, baseado na RESOLUÇÃO COFEN-358/2009,  que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem.

 

Confira o que será desenvolvido no consultório:

Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

 
I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

 
II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

 
III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

 
IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

 
V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

 
Art. 3º O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

 
Art. 4º Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.

 
A inauguração contou com a participação de diversas autoridades de educação e saúde dos municípios de Porto União e União da Vitória, coordenadores, colegiado do curso e acadêmicos de todos os períodos. Para a professora Marly T. Della Latta, coordenadora do curso de enfermagem, esse momento marca mais uma conquista do curso, que esse ano completa dez anos da formação de sua primeira turma.

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