União da Vitória - PR Alterar Cidade

Cursos da área da saúde no combate à tuberculose

30 abr

O Dia Mundial de luta contra a Tuberculose, 24 de março, foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. Para promover a saúde dos acadêmicos, com informações sobre a doença, os acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem realizaram campanha educativa na Faculdade, sob a orientação da professora Marly Della Latta, professora da disciplina de Saúde Pública.
 
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
 
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
 
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.
 

Sintomas
 
Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse por três semanas, com expectoração, são os sintomas da Tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
O diagnóstico e tratamento é pelo SUS.
 
A prevenção é realizada deixando o ar e o sol entrar nos ambientes, detectando e tratando precocemente a doença, realizando exercícios físicos, tendo boa alimentação.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.