11 out2025
Mais que uma roda de conversa, um momento de pausa, reflexão e escuta. Assim foi o evento “Negritudes e Individualidades 2.0”, promovido pelo Coletivo Ubuntu UGV, que aconteceu no dia 8 de outubro e reuniu acadêmicos e professores para um diálogo profundo sobre temas urgentes e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, plural e acolhedora..
Realizado no campus da UGV, o encontro trouxe falas potentes que provocaram a reflexão sobre racismo, identidade, religiosidade e respeito às diferenças — incluindo o direito de não professar nenhuma crença. Com empatia e sensibilidade, os participantes reforçaram a importância do diálogo aberto e respeitoso dentro e fora do ambiente acadêmico.
Entre os convidados que enriqueceram o debate estavam os professores Jonas Elias de Oliveira, Emanueli Bueno da Rocha, André Luan Domingues e Marcos Vinicios Farias Ribeiro, além da acadêmica Ellen Naômy, do curso de Educação Física, que atualmente coordena o Coletivo Ubuntu. As contribuições de cada um evidenciaram o compromisso com a promoção da diversidade, da equidade racial e da valorização das individualidades.
O evento foi marcado por escuta ativa, troca de experiências e aprendizados coletivos, reforçando o papel da UGV como uma instituição comprometida com a formação cidadã, a inclusão e os direitos humanos.
Agradecemos a todos os participantes e ao público que esteve presente nesse momento de construção conjunta.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.