06 fev
Entre 7 e 31 de janeiro acadêmicos da Ugv trocaram seu descanso das férias pela experiência de conhecer um novo país e aprofundar seus conhecimentos, realizando um intercâmbio na cidade de Sevillha, na Espanha.
Em 2025, o convênio de intercâmbio internacional firmado entre a Ugv – Centro Universitário e a Universidad Pablo de Olavide completa 11 anos, e já proporcionou essa experiência enriquecedora para dezenas de acadêmicos e acadêmicas da instituição.
Assim como nos anos anteriores, os estudantes realizaram o curso de Teoria Crítica em Direitos Humanos, com aulas, palestras, seminários e mesas de debate que abordaram assuntos atuais, como os conflitos entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestina, e sobre a situação política e econômica da União Europeia, Estados Unidos e América Latina.
“Ter a oportunidade de experimentar novas formas de aprendizado, novas culturas e viajar por cidades históricas são oportunidades incríveis! Ficamos muito felizes em poder proporcionar aos nossos estudantes. Já o contato com outros professores e professoras, com outros conhecimentos e expertises, é um diferencial no processo de aprendizagem”, comenta o professor João Vitor Passuello Smaniotto, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão e responsável pelo Programa de Intercâmbio da Ugv.
Durante o curso, os acadêmicos Leonardo Rattmann, Gabriel Protska, Camila Muller e Lucas Justi conviveram com estudantes de diversos lugares da Europa, da América Latina e de diferentes regiões do Brasil. Também tiveram contato com profissionais vinculados ao direito de renome internacional e de outras áreas de conhecimento, como psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e ciências políticas.
“O intercâmbio foi uma oportunidade ímpar para o crescimento acadêmico, profissional e cultural dos participantes. Além do conhecimento adquirido, as portas abertas são muitas. Para quem quer seguir na carreira acadêmica, por exemplo, houve a possibilidade de conhecer este mundo e fazer contatos em vista de eventual mestrado ou doutorado”, conta o acadêmico Leonardo.
Para Gabriel, a bagagem histórica e cultural da experiência foi muito valiosa. “É realmente uma oportunidade única para se ter contato com locais, pessoas e idiomas que complementam uma formação acadêmica humanizada”, explica.
As inscrições para quem deseja participar em 2026 ainda não estão abertas, mas os interessados podem tirar suas dúvidas entrando em contato com o professor João Vitor, pelo e-mail prof_joaovitor@ugv.edu.br. “Não é um curso de Direito, é um curso de Direitos Humanos e isso faz parte da vida das pessoas, não só da área jurídica”, finaliza.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.