Psicologia promove evento rico em atrações, recepcionando acadêmicos para o ano letivo

05 mar

No dia 20 de fevereiro, as turmas do Curso de Psicologia se reuniram, no Auditório da Uniguaçu para a Aula Inaugural, que contou com a participação dos professores Daniel Gonzales, Coordenador Adjunto de Engenharia Mecânica e professor Atílio Matozzo, professor do colegiado de Psicologia, na qual ambos explanaram os resultados da Avaliação Institucional dos semestres 1 e 2 do ano de 2014, realizada pelos alunos do curso. Nesta devolutiva de resultados também falou-se à respeito da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Dia e Noite da Avaliação (DNA), um dos principais eventos a serem realizados na Uniguaçu semestralmente. Na ocasião, os membros da CPA se colocaram à disposição dos acadêmicos para a busca da solução de quaisquer problemas que sejam detectados na Instituição, seja de ordem infraestrutural, como também a respeito da qualidade do ensino, dos docentes, atividades, enfim, de maneira geral esta Comissão está disponível para contato através de um link em rede social, assim como, pessoalmente.

O evento também contou com a fala do Diretor Geral da IES, professor Edson Aires da Silva, que fez questão em dar as boas-vindas aos calouros, falando sobre os investimentos em infraestrutura e no ensino que a Uniguaçu realizou e vem realizando neste início de ano letivo. E como de praxe da Instituição, o Diretor se dispôs a prestar todo e qualquer esclarecimento a dúvidas e necessidades que os acadêmicos possam vir a ter.

Além de tais atividades, também houve a presença da Psicóloga, Bailarina e Coreógrafa professora Maureen Rodrigues dos Santos, que ministrou uma palestra sobre “Movimento-Terapia: Dança e Psicologia”. O tema trouxe a experiência da professora enquanto profissional das duas áreas, narrando de que maneira ela faz uso da Psicologia ao treinar seus alunos e ensiná-los os movimentos da dança. Segundo Maureen, a psicologia é grande aliada no processo de aprendizagem da dança, pois traz para o aluno um autoconhecimento e consciência de seu próprio organismo, trazendo qualidade de vida ao indivíduo. Para demonstração de como este mecanismo acontece na prática, a bailarina Heloisa Sebben Rhinow, acadêmica do nono  período do Curso de Farmácia e também aluna da professora Maureen Rodrigues, veio se apresentar em uma coreografia que se chama: Contratempo. A coreografia foi aplaudida com fervor.

Em seguida, os acadêmicos assistiram a uma palestra esclarecedora da psicóloga Marínea Maria Fediuk, que reside na cidade de Joinville SC e veio prestigiar o Curso de Psicologia da Uniguaçu. A profissional possui experiência de mais de 20 anos na área, onde possui grande vivência com a vida acadêmica e atua, tanto como orientadora de trabalhos acadêmicos, quanto em consultório na área clínica, além de ministrar palestras pelo Estado de SC e fazer parte de um programa sobre Psicologia no canal RicRecord. O tema da palestra foi “Ética e o Ser Psicólogo(a)”, a qual tratou da linha existente entre a moral e a ética, de uma maneira muito leve e espontânea, estimulando os alunos a buscarem o conhecimento acadêmico, como também, o autoconhecimento, pois segundo Marínea, é comente com ele que o profissional psicólogo poderá atuar de maneira positiva na vida do ser humano. A profissional ainda afirmou que existem o ônus e o bônus da profissão, porém, o bônus é sempre muito maior e gratificante, visto que, contribuir para o bem-estar e saúde mental dos indivíduos é tarefa nobre.

O evento foi prestigiado pelos acadêmicos e professores do Colegiado, bem como, pela Direção e também alguns colaboradores do corpo técnico administrativo da Uniguaçu.

A Coordenação do Curso de Psicologia em nome de todo o colegiado deseja que o ano de 2015 seja de grande proveito e produtivo aos acadêmicos. E a Uniguaçu como um todo dá as boas-vindas!!