Inscrições para o Fies podem ser feitas até 30 de abril. Entenda os problemas sofridos pelo sistema do programa

26 fev

A página de acesso ao sistema de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) saiu do ar na manhã desta quarta-feira (25). O link do site sisfiesportal.mec.gov.br, que leva para a página de inscrição (sisfiesaluno.mec.gov.br), agora leva o usuário para a página do Ministério da Educação (veja no vídeo acima). O G1 recebeu dezenas de e-mails de estudantes preocupados por não conseguirem acessar o sistema.

Segundo a assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o sistema está em manutenção para corrigir a instabilidade apresentada desde a abertura das inscrições, na segunda-feira (23), por causa da alta demanda de acessos. Ainda não tem prazo para a página voltar. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril.

atgO fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer

O governo federal divulgou neste ano uma série de novas regras para a concessão do financiamento estudantil, como nota mínima no Enem e impossibilidade de zerar a redação, em meio a esforços adotados em diversas frentes para arrumar as contas públicas.

Na segunda-feira (24), o site para inscrições no Fies foi reaberto e passou por períodos de instabilidade devido à alta demanda. As inscrições para o programa poderão ser feitas até 30 de abril.

Associações de empresas do setor esperam pedidos de cerca de 500 mil estudantes no primeiro semestre deste ano. Em 2014, o desembolso do Fies chegou a quase R$ 14 bilhões para 1,9 milhão de estudantes, segundo dados do FNDE.

Para as mensalidades de faculdades que podem participar do Fies, o Ministério da Educação (MEC) determinou reajuste máximo de 6,4%, correspondente à inflação medida pelo IPCA no ano passado.

Já para o cronograma de pagamentos às instituições, o MEC delimitou na segunda-feira que a diminuição do repasse para 8 meses por ano ante 12 meses anteriormente valerá apenas para 2015.

fonte: http://g1.globo.com/educacao