11 jul
Química, Física, criatividade e práticas de segurança foram os ingredientes para tornar a 1ª edição do Desafio Foguete Não Tem Ré um sucesso!
Divididos em 15 equipes, os acadêmicos do 1º período das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica colocaram em prática seus conhecimentos e habilidades para o lançamento dos foguetes criados por eles, utilizando a reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre para gerar o gás CO2 como propulsor. O lançamento dos protótipos aconteceu na noite de 13 de junho, no estacionamento do edifício CTU.
Além da distância alcançada por cada foguete lançado, a criatividade na ornamentação do protótipo e a segurança no lançamento valiam pontos para decidir a equipe vencedora. A professora Cleusa Figueira explica que os acadêmicos tiveram muito trabalho antes do lançamento, montando os foguetes e fazendo testes de aerodinâmica para garantir o desempenho dos protótipos. “O objetivo principal desse projeto é envolvê-los e fazer com que eles se tornem os principais agentes da sua educação”, comenta.
A equipe vencedora do desafio foi a Falcon 9, dos acadêmicos Alisson, Renan, Lucas e Fabiano, de Engenharia Elétrica. Além de pontuar pela segurança e criatividade, o foguete da equipe foi o que voou mais longe, alcançando 250 metros de distância!
O segundo lugar ficou para a equipe Rocket League, com 144 metros alcançados no lançamento e, o terceiro, para a equipe Água da Serra, com 118 metros de distância.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.