04 jun
Os acadêmicos do terceiro período de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica realizaram uma das atividades mais esperadas do ano: o desafio das pontes de palito de picolé!
Dentro da disciplina de Estática das Estruturas, ministrada pela professora Larissa Jagnez, os acadêmicos se dividiram em duplas ou trios e construíram pontes treliçadas de no mínimo um metro de comprimento e peso máximo de um quilo, utilizando apenas palitos de picolé.
E na noite de quarta-feira, 29, foi a vez de colocar as pontes à prova: grupo por grupo, eles empilharam anilhas de academia para testar qual o peso máximo que cada ponte aguentaria de carga.
Depois de muita adrenalina e pontes quebradas uma a uma, a estrutura campeã foi definida e, mantendo a tradição dos últimos três anos, ela quebrou os recordes dos anos anteriores!
Em 2021, a ponte mais resistente suportou 160 kg. Já em 2022, foram 190 kg de carga máxima. E, em 2023, o primeiro lugar ficou para a ponte que suportou 207 kg.
E agora, em 2024, o recorde foi quebrado pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica, Felipe Alexandre Nora da Silva, Emival José de Camargo e Gustavo Kovalco, que criaram a ponte que suportou 275 kg de carga!
Já estamos ansiosos para o desafio de 2025! Será que a tradição de quebrar os recordes anteriores irá continuar?
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.