Sessão de Júri Simulado lotou o auditório da Ugv nesta semana

30 maio

No dia 29 de maio, os acadêmicos do 7º período de Direito realizaram uma sessão simulada do Tribunal do Júri, como complemento do estudo do procedimento dos crimes dolosos contra a vida, objeto da matéria de Direito Processual Penal.

Os acadêmicos se dividiram em três grupos: representantes do Juiz Presidente do Tribunal do Júri, responsável por conduzir a sessão de julgamento; representantes do Ministério Público, que promoveram a acusação; e uma bancada de defesa. O Conselho de Sentença, responsável por julgar a materialidade e autoria delitiva, foi composto por acadêmicos dos diversos cursos oferecidos pela instituição, dentre os quais, sete alunos formaram o Júri Popular.

Segundo o professor Bruno Dozorec, que ministra a matéria de Direito Processual Pena, a sessão de julgamento partiu da análise de um caso real. Os participantes tiveram a oportunidade de se debruçar sobre um caso concreto e, a partir dele, elaboraram as teses para apresentação ao Conselho de Sentença na sessão de julgamento.

“Os acadêmicos tiveram a oportunidade de colocar em prática toda a bagagem que adquiriram durante o curso até o momento e, através de um raciocínio lógico-jurídico, construíram suas teses e se prepararam para os debates. Eles puderam trabalhar aspectos relacionados à retórica e exercitar a oratória, elementos essenciais aos bacharéis em Direito”, explicou o professor Bruno.

O professor Bruno também destacou que a oratória desempenha um papel crucial no júri, pois é a arte de falar em público de forma eficaz e persuasiva. Ela permite que os participantes apresentem seus argumentos de maneira clara e convincente, influenciando o julgamento do júri.

De fato, praticar oratória ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, aumenta a confiança e melhora a capacidade de pensar criticamente e sob pressão. Temos certeza de que essa atividade fará muita diferença na vida profissional dos futuros bacharéis em Direito formados pela Ugv – Centro Universitário.