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Recuperação de áreas degradadas pela mineralização é estudo de acadêmicos de Agronomia

19 fev

Acadêmicos do curso de Agronomia do período matutino e noturno da Uniguaçu, tiveram como tema da Aula Inaugural do curso: “A Recuperação de áreas degradas pela mineralização”, ministrada pelo Gerente de Mineração da PETROBRAS de São Mateus do Sul-PR, Adnilson Borges de Campos, especialista em Gestão e Auditoria Ambiental e Administração Empresarial.

Adnilson abordou a exploração do Xisto na região de São Mateus do Sul e também a recuperação das áreas as quais sofrem degradação pelas alterações sofridas que afetam as características físicas, químicas ou biológicas do ambiente.
A exploração do material é realizada a céu aberto, o xisto é transportado para um britador, que o reduz a pedras de até 8 centímetros, o material é aquecido e libera matéria orgânica em forma de óleo. Com a retirada do óleo e gás da rocha, o que não se é aproveitado do xisto é levado para as cavas das minas para que assim seja recobertos por uma camada de argila e solo vegetal.

Isso permite à empresa a reutilização da área, realizando assim a minimização da degradação dos solos com o plantio de espécies pioneiras, exóticas e nativas, um papel extremamente importante na recuperação dos solos impactados, pois, além de sustentar e reestruturar as camadas do mesmo, dá condições para o restabelecimento das propriedades químicas e físicas do solo. Porem a recuperação destas áreas para sua condição original pode levar mais de 10 anos.

A recuperação de áreas degradas tem sido um tema muito discutido nos últimos tempos, tendo como objetivo minimizar os efeitos adversos decorrentes das intervenções ambientais, fazendo com que o solo recupere sua capacidade produtiva.

Conforme a coordenadora do curso de Agronomia, professora Márcia Coelho, atualmente percebe-se uma crescente preocupação com o ambiente e com a preservação dos recursos naturais, visando à qualidade de vida em busca do desenvolvimento sustentável através do equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais, dado isso, viu-se a importância de abordar o tema na atividade.

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