Enfermagem da Ugv prepara Primeira Etapa na participação do projeto Protagonismo Juvenil na Prevenção de ISTs

06 set

Foi nesse dia 05 de setembro que os acadêmicos do sexto período apresentaram os temas que serão abordados nas escolas do município de União da Vitória. Entre eles estão os assuntos sobre prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), planejamento familiar e violências. Participaram como avaliadoras das apresentações as professoras Salete H. Budiniak e Carmem Schamp, e a enfermeira Bianca Zimelong. A atividade foi desenvolvida pelas professoras das disciplinas de Saúde do Adolescente e Saúde Coletiva, ministradas pelas professoras Ana Paula Sosa e Marly Della Latta.

O protagonismo juvenil parte do pressuposto de que o que os adolescentes pensam, dizem e fazem pode transcender os limites do seu entorno pessoal e familiar e influir no curso dos acontecimentos da vida comunitária e social mais ampla. Em outras palavras, o protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política onde estão inseridos. Nesse sentido, participar para o adolescente é envolver-se em processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações, visando, através do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolver o seu potencial criativo e a sua força transformadora, sendo que a adolescência é uma etapa da vida de grandes transformações, pois na adolescência, são estabelecidos padrões básicos de comportamento que se perpetuam ao longo da vida, entre os quais aqueles pertencentes ao campo da sexualidade. Nesse momento de grandes transformações biopsicossociais, costuma ocorrer a iniciação sexual, muitas vezes sem a orientação prévia de um adulto responsável, o que possibilitaria aos adolescentes fazerem escolhas conscientes, considerando desejo, prazer e riscos levando a possibilidade de maior vulnerabilidade.

Por isso, ações como essas, que serão ser desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde do município de União de Vitória, poderão contribuir para a formação de nossos acadêmicos, que levando as informações para os adolescentes das escolas do município, promoverão qualidade de vida e promoção à saúde de todos, comentam a coordenadora do curso de enfermagem da Ugv, Profª. Ma. Marly T. Della Latta e a professora Ana Paula H. Sosa.