Curso de Direito realiza Júri Simulado com acadêmicos do 1º e 3º períodos

06 jun

Nos dias 30 e 31 de maio, os acadêmicos do primeiro e terceiro períodos de Direito participaram de uma atividade de Júri Simulado, promovida dentro da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito.

Os calouros se dividiram em grupos de Defesa e Acusação e se enfrentaram apresentando suas teses para convencer os jurados, alunos do terceiro período que no ano passado realizaram a mesma atividade, mas nos papéis de advogados e promotores.

O tema trabalhado em todas as sessões do Júri Simulado foi a obra “O caso dos Exploradores de Caverna”, publicada em 1949 pelo jurista britânico Lon L. Fuller. Segundo o professor Hugo de Mattos Santa Isabel, responsável pela atividade, esse é um caso clássico que todo estudante de Direito deve conhecer.

Além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante esse primeiro semestre de aulas, a simulação garante vivências que serão importantes para o futuro profissional dos acadêmicos. “Foi minha primeira experiência falando em público, foi muito bacana, mas trouxe um nervosismo também”, explica Maria Eduarda Alves França da Cruz, aluna do primeiro período.

A oratória, assim como o comportamento, posicionamento e postura dentro de um tribunal, são algumas das habilidades desenvolvidas e também avaliadas durante a atividade. “Tudo isso no sentido de aprimorá-los para que tenham uma formação melhor e estejam capacitados para o mercado de trabalho”, frisa o professor Hugo.

O Júri Simulado também é importante para os acadêmicos do terceiro período, que agora exercem o papel de jurados. “Deu para relembrar a emoção da apresentação e ver de uma perspectiva completamente diferente, de como é difícil julgar um caso”, explica Brendha Andrade.

Já para Calebe Ferreira Soares, o diferencial de estar como jurado é notar detalhes que passaram despercebidos quando foi sua vez de argumentar para o júri. “Acho que é tão incrível a gente olhar para trás e ver o quanto a gente se desenvolve por meio do curso”, afirma.

Os acadêmicos de outros períodos também prestigiaram o evento, aproveitando a oportunidade para assistir e relembrar a atividade. “Eu fiz o Júri Simulado em 2019, quando iniciei a faculdade, e vim prestigiar porque gosto bastante e acho muito marcante. Espero que os acadêmicos aproveitem, é uma oportunidade única”, recorda Flávia Bianchini, acadêmica do nono período.