Enfermagem realiza Cerimônia da Passagem da Lâmpada 2023

16 maio

O dia 12 de maio foi de comemoração dupla para os nossos futuros Enfermeiros e Enfermeiras!

Além de ser o Dia Internacional da Enfermagem, foi a data escolhida para realizar a Cerimônia da Passagem da Lâmpada 2023.

A passagem é realizada pelos acadêmicos do nono período para o sétimo período, simbolizando a importância da Enfermagem. “Ao escolher essa profissão, os futuros enfermeiros assumem o compromisso de manterem sempre acesa a chama de uma busca incessante para obtenção do conhecimento científico, assim como a responsabilidade em acolher e cuidar dos seres humanos de forma holística“, explica a coordenadora do curso, professora Marly Terezinha Della Latta.

O rito de passagem da lâmpada faz alusão à enfermeira Florence Nightingale, que atuou na Guerra da Crimeia, de 1853 a 1856, e com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate. Todas as noites, ela percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

O significado desse momento é bastante significativo, já que logo os acadêmicos do sétimo período iniciam seus estágios em hospitais e unidades de Saúde.

Durante a cerimônia, foram realizadas diversas homenagens à profissão pelo seu dia, como a representação da sua importância para todas as fases de vida dos pacientes. Além disso, o Padre Emílio Bortolini prestou uma homenagem musical, apresentando a canção “Thank The Nurse“, do artista Country Joe.

Também participaram da Cerimônia o Pró-reitor de Pós-Graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão, professor João Vitor Passuello Smaniotto e professor Ivan Hennrich, como Mestre de Cerimônia.

Agradecemos a presença de todos os familiares e amigos de nossos acadêmicos nessa manhã emocionante e inesquecível!

Para conferir todas as fotos da Cerimônia, clique aqui.

Ao publicar nossas fotos, não esqueça de marcar @ugv.edu.br!