“Recomeçar: os desafios após a lesão medular” foi tema da Aula Inaugural de Fisioterapia

15 mar

“Recomeçar: os desafios após a lesão medular” foi o tema da Aula Inaugural de Fisioterapia, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 02.

Com mediação do professor Willian Amarantes, foi realizada uma mesa redonda com participação de Taise Wasen Vargas, Daniel Lorensini dos Santos, Cesar Augusto da Silva, Sérgio Froelich e Sthefan Andrey Willens, todos com histórico de lesão medular.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender os principais desafios que os cinco convidados, que tiveram suas lesões causadas de formas diferentes, enfrentaram em seus processos de recuperação e adaptação, e o papel essencial que os fisioterapeutas desempenham em momentos como esse.

O Pró-Reitor de Pós-graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão, Professor João Vitor Passuello Smaniotto, finalizou o evento divulgando a criação de um Programa de Extensão Universitária focado em Acessibilidade, que será coordenado por Sthefan Willens.

O projeto multidisciplinar envolverá todos os cursos da instituição, e terá como objetivo desenvolver atividades e ações que sejam de cunho prático para auxiliar as pessoas com deficiência no dia a dia. “Queremos fomentar especificamente esse debate, trazer luz às dificuldades enfrentadas e, principalmente, fazer a população se conscientizar sobre acessibilidade”, explica Sthefan.

A Ugv – Centro Universitário agradece aos integrantes da mesa redonda pela participação e por todos os aprendizados compartilhados!